ET Bilu vai a Fazenda: um jogo educacional para alfabetização de crianças cegas com uso da interação tangível

  • Maiara Oliveira IFSul
  • Mariele da Cruz IFSul
  • Ildaiane Vergara IFSul
  • Gabrielle Lima IFSul
  • Vinícius da Costa IFSul
  • Eliana Zen IFFar

Resumo


Jogos sérios têm sido utilizados em diversos contextos educacionais com o objetivo de gerar engajamento através do lúdico. Contudo, crianças cegas ou baixa visão enfrentam barreiras não só ao utilizar a maioria desses jogos (que são prioritariamente visuais) como também no processo de alfabetização ao ingressarem na idade escolar. O objetivo desse artigo é apresentar o desenvolvimento de um jogo sério chamado “ET Bilu vai a fazenda” que auxilia o processo de alfabetização de crianças em geral com o uso de uma interface tangível em uma mesa. Através do método Design Centrado no Usuário (DCU) a contribuição dessa pesquisa é gerar insumos teóricos para discussão de jogos sérios acessíveis e discutir potencialidades no uso dessa forma de interação.
Palavras-chave: Interface Tangível do Usuário, Mesa tangível, Educação

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Publicado
06/11/2023
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OLIVEIRA, Maiara; CRUZ, Mariele da; VERGARA, Ildaiane; LIMA, Gabrielle; COSTA, Vinícius da; ZEN, Eliana. ET Bilu vai a Fazenda: um jogo educacional para alfabetização de crianças cegas com uso da interação tangível. In: JEDI (JOGOS & EQUIDADE, DIVERSIDADE E INCLUSÃO) - ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1416-1422. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.235885.