Elaboração de um jogo sério como ferramenta de estratégia de aprendizado e motivação no Curso de Medicina

  • Matheus Chacorowski CEI
  • Rafael Godoy CEI
  • Anderson Mine Fernandes CEI

Resumo


Os jogos digitais vêm sendo cada vez mais utilizados na educação, fazendo parte da cultura humana, revestindo-se em muitos casos de objetivos lúdicos ou competitivos. Na área de saúde por exemplo, novos sistemas têm sido utilizados com o objetivo de favorecer processos educacionais em ambientes diferentes, mais realizas e interativos, para criar uma experiência mais positiva em seus alunos. Este artigo acompanha a proposta da criação de um Jogo Digital para ensino dos Lobos Cerebrais, sendo esses, uma parte do corpo considerados um grande desafio para cientistas e pesquisadores. O projeto foi desenvolvido e aplicado a alunos de Medicina de uma Faculdade.

Referências

Calegari, P. F., S. Quirino, L. F., and Pozzebon, E. (2013). Jogo computacional 3d no ensino de física. XII Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, SBGames, São Paulo.

de Oliveira, E. J. (2020). octraining mobile: Um jogo sério para treinamento de estudantes de medicina em casos clínicos. Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Gazzaniga, M. and Heatherton, T. (2012). Ciência psicológica. Artmed 4 Edição.

Medeiros, T. J., da Silva, T. R., and da Silva Aranha., E. H. (2013). Ensino de programação utilizando jogos digitais: uma revisão sistemática da literatura. RENOTE, 11(3).

Moita, F., Luciano, A., Costa, A., and Barboza, W. (2013). Angry birds como contexto digital educativo para ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos: relato de um projeto. XII Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, SBGames, São Paulo.

Ramos, V. P. and Marques, J. J. P. (2017). Dos jogos educativos à gamificação. Revista de estúdios e investigación en psicologia y educación, p. 319-323.

Santos, R. O. (2022). Estrutura e funções do córtex cerebral. Trabalho de Conclusão de Curso - UniCEUB.

Scirra (2023). Construct 3.

Siqueira, J. G. and Adamatti, D. F. (2019). Um estudo de caso sobre reflexologia e a visão. Scientia Plena, v. 15, n. 4.

Vieira, D. C. (2020). Estudo dos efeitos da gameificação na motivação e memorização de estudantes de medicina em cenário de prática laboratorial de anatomia humana. Dissertação de Mestrado - Unifenas.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
CHACOROWSKI, Matheus; GODOY, Rafael; FERNANDES, Anderson Mine. Elaboração de um jogo sério como ferramenta de estratégia de aprendizado e motivação no Curso de Medicina. In: WORKSHOP MAGICA - GAMES NA GRADUAÇÃO E NA EDUCAÇÃO BÁSICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1447-1452. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234055.