Incentivando educação cultural: desenvolvimento de uma proposta de jogo de cartas tematizado por figuras do folclore brasileiro

  • Ângelo Carlos Avelino Feitosa IFMA
  • Lailla Galeno da Silva IFMA
  • Vinicius Schneider Januário Viana IFMA
  • Matheus Tavares Pereira Araújo IFMA
  • Simone Azevedo Bandeira de Melo Aquino IFMA

Resumo


A área de jogos pode servir como profusão de manifestações culturais por meio de aspectos como a arte e a música unificados à computação gráfica. Iniciativas já foram efetuadas a fim de incentivar o conhecimento, o ensino e o resgate de uma parte da cultura brasileira. Este artigo possui o objetivo de apresentar uma proposta de um jogo de cartas estratégico baseado em turnos, tematizado por figuras do folclore brasileiro, que possui a finalidade de colaborar para a representatividade e disponibilização de uma das manifestações culturais mais conhecidas no Brasil, a fim de auxiliar no resgate de aspectos da cultura brasileira.
Palavras-chave: jogos, folclore brasileiro, cultura brasileira, representatividade

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Publicado
30/09/2024
FEITOSA, Ângelo Carlos Avelino; SILVA, Lailla Galeno da; VIANA, Vinicius Schneider Januário; ARAÚJO, Matheus Tavares Pereira; AQUINO, Simone Azevedo Bandeira de Melo. Incentivando educação cultural: desenvolvimento de uma proposta de jogo de cartas tematizado por figuras do folclore brasileiro. In: TRILHA DE CULTURA – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES) , 2024 Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 91-97. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2024.241243.