Endgame for Corruption: Framework para o Design de Jogos Digitais voltados ao Combate à Corrupção - CTDGames 2024

Resumo


A corrupção é um fenômeno enraizado nas relações sociais, trazendo mazelas e aflições para humanidade nas mais diversas nações e instituições existentes ao redor do globo. Sendo assim, o processo de combate à corrupção deve contar com uma participação popular estruturada, embasada e apoiada por análises críticas. Tendo em vista a capacidade dos jogos digitais sérios (JDS) em transmitir valores e conhecimentos, estes podem ser utilizados como ferramentas para o trabalho de conscientização cidadã em relação aos valores sociais e ao protagonismo da população no papel de fiscalização do Estado. No entanto, o processo de design de JDS ainda não está claro, ainda mais no que se refere ao objetivo de gerar reflexão durante o tempo de jogo, elemento essencial para se criar como experiência, novas perspectivas acerca da corrupção. Desta maneira, este trabalho apresenta como artefato um framework para dar suporte ao design de jogos que possibilitem a aprendizagem e a reflexão de jogadores acerca de temas sobre corrupção, chamado de Endgame for Corruption Framework (EgC). A pesquisa foi conduzida por meio do paradigma DSR (Design Science Research) e, com isso, foi organizada em dois ciclos iterativos. O framework foi avaliado através de estudos quasi-experimentais e observou-se que os jogos envolventes gerados pelo EgC eram capazes de transmitir conhecimentos e gerar reflexão sobre corrupção de maneira imersiva e interativa. Por conseguinte, esta pesquisa contribui para conscientização da sociedade e na evolução de um mundo mais aberto, digital, e acima de tudo, transparente. As contribuições também estão presentes em disciplinas que tenham como objetivo abordar temáticas relacionadas a corrupção, e na área de cultura de jogos, por lidar com relações sociais e significação de mecânicas e dinâmicas de jogo.

Palavras-chave: Endgame for corruption, EgC, Jogos com Propósito, Combate à Corrupção

Referências

Abreu, V. S. e de Classe, T. M. (2021). Analysis of the mains corruption crimes in brazil: A systematic search by google trends (in portuguese: Análise dos principais crimes de corrupção no brasil: Uma busca sistemática pelo google trends). RelaTe-DIA - UNIRIO, 14(1).

Atkins, S. e Murphy, K. (1993). Reflection: a review of the literature. Journal of advanced nursing, 18(8):1188–1192.

Bogost, I. (2008). The rhetoric of video games. MacArthur Foundation Digital Media and Learning Initiative.

Boscarioli, C., de Araujo, R. M., e Maciel, R. S. P. (2017). I grandsi-br grand research challenges in information systems in brazil 2016-2026.

Classe, T. M. e de Araujo, R. M. (2023). Games as mediating platforms in an open and digital world. In Santos, R. P. d. e Hounsell, M. d. S., editors, Grand Research Challenges in Games and Entertainment Computing in Brazil - GranDGamesBR 2020–2030, pages 67–88, Cham. Springer Nature Switzerland.

Classe, T. M., Sirqueira, T. F. M., Silva, A. W., Barbara, D. A., da Silva, H., de Souza Quetz, K., Pereira, P. P. C., Rodrigues, R. R. S., Duque, Y. L. T., e de Almeida, V. H. (2018). Jogos para os cidadãos. Jornal Eletrônico Faculdade Vianna Júnior, 10(1):16–16.

de Freitas Júnior, L. R. e de Oliveira Medeiros, C. R. (2018). Estratégias de racionalização da corrupção nas organizações: uma analise das declarações de acusados em casos de corrupção no brasil. Revista de Ciências da Administração, 20(50):8.

Ferraz, A. P. d. C. M. e Belhot, R. V. (2010). Taxonomia de bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & produção, 17:421–431.

Filgueiras, F. (2009). A tolerância a` corrupção no brasil: uma antinomia entre normas morais e pratica social. Opinião Pública, 15:386–421.

Hevner, March, Park, e Ram (2004). Design science in information systems research. MIS Quarterly, 28(1):75.

ONU, C.-G. (2008). Convenção das nações unidas contra a corrupção.

Pimentel, M., Filippo, D., e dos Santos, T. M. (2020). Design science research: pesquisa científica atrelada ao design de artefatos. RE@ D-Revista de Educação a Distância e eLearning, 3(1):37–61.

Pimentel, M., Filippo, D., e Santoro, F. M. (2020a). Design science research: fazendo pesquisas científicas rigorosas atreladas ao desenvolvimento de artefatos computacionais projetados para a educação. In Concepção de Pesquisa, Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação. SBC.

Shleifer, A. e Vishny, R. W. (1993). Corruption. The quarterly journal of economics, 108(3):599–617.

TI (2023). Índice de percepção da corrupção 2022.

Winn, B. M. (2009). The design, play, and experience framework. In Handbook of research on effective electronic gaming in education, pages 1010–1024. IGI Global.
Publicado
30/09/2024
ABREU, Vinícius Santos de; CLASSE, Tadeu Moreira de. Endgame for Corruption: Framework para o Design de Jogos Digitais voltados ao Combate à Corrupção - CTDGames 2024. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES – MESTRADO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES) , 2024 Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 269-274. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2024.241044.