Sankofa RV: Pré-produção artística de uma Experiência Narrativa Interativa em Realidade Virtual

  • Caio Guilherme de Miranda Vicente PUCPR
  • Bianca Mendes Rati PUCPR
  • Cinthia Spricigo PUCPR
  • João Pedro Martins Major PUCPR
  • Henrique Resende Specian PUCPR
  • Renato Ferreira Godinho PUCPR

Resumo


Introdução: Este trabalho apresenta o processo de pré-produção visual, sonora e narrativa de Sankofa RV, uma experiência interativa em realidade virtual com foco narrativo. Objetivo: O objetivo central é demonstrar as etapas de desenvolvimento artístico envolvidas na concepção desse tipo de experiência imersiva. Metodologia ou Etapas: Para isso, foi adotada, com as devidas adaptações, a metodologia Lacer Ann (Silva e Skare 2018), a qual estrutura o design estilístico de jogos digitais de forma iterativa e modular. A aplicação dessa abordagem possibilitou a criação de uma versão prototípica funcional da experiência. Resultados Esperados: A partir dos desta etapa, prevê-se a continuidade do projeto com a expansão do conteúdo e aprimoramentos voltados à usabilidade e à imersão do usuário.

Palavras-chave: realidade virtual, narrativa interativa, pré-produção, design de jogos, experiência imersiva

Referências

Design Council, The. (2007). Eleven Lessons: Managing Design In Eleven Global Companies. Londres.

Limón, T. (2023). Ubuntu | Sojourners Magazine. Publicado em 7 de fevereiro de 2023. [link]. Acessado em 7 de abril de 2025. Behance.

Owusu, P. (2019). Adinkra Symbols as 'Multivocal' Pedagogical/Socialization Tool. Contemporary Journal of African Studies, 6(1), 46–58.

Schwaber, K. (2003). Agile Project Management with Scrum. Microsoft Press, Washington.

Silva, M. P. N. da, e Skare, I. (2025). Processo de Design para Expressão Estética Visual. VIS\DEV Estúdio, Brasil. Acessado em 7 de abril de 2025.

Vecsey, C. (1983). The Exception Who Proves the Rules: Ananse the Akan Trickster. Journal of Religion in Africa, 14(2), 91–120. [link].
Publicado
30/09/2025
VICENTE, Caio Guilherme de Miranda; RATI, Bianca Mendes; SPRICIGO, Cinthia; MAJOR, João Pedro Martins; SPECIAN, Henrique Resende; GODINHO, Renato Ferreira. Sankofa RV: Pré-produção artística de uma Experiência Narrativa Interativa em Realidade Virtual. In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1-6. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.9725.