O Ator-Lúdico: Presença e Plausibilidade na Imersão do jogador em Videogames Cinematográficos
Resumo
Introdução: A imersão em videogames é frequentemente associada à coerência diegética ou ao realismo gráfico, mas tais critérios não explicam a aceitação de incongruências por parte dos jogadores. Objetivo: Este artigo propõe o conceito de ator-lúdico para compreender como a presença e a plausibilidade narrativa se sustentam mesmo diante de lógicas divergentes entre narrativa e jogabilidade. Metodologia: A análise combina estudos em neurofenomenologia, teoria dos videogames e recepção estética para investigar como jogadores alternam entre a diegese lúdica e a diegese literal. Resultados Esperados: Espera-se demonstrar que a imersão resulta da atuação fenomenal do jogador, que integra sistemas de jogo e narrativa por meio da imaginação diegética.
Palavras-chave:
Imersão, Plausibilidade, Videogame Cinematográfico, Neurofenomenologia, Ator-Lúdico
Referências
Calleja, Gordon. In-game: From immersion to incorporation. Cambridge, MA; London: MIT Press, 2011.
Gee, James Paul. What video games have to teach us about learning and literacy. [s.l.]: Palgrave Macmillan, 2003.
Glitchwave. Best cinematic platformer video games of all-time - Glitchwave. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 abr. 2025.
Juul, Jesper. Half-real: Video games between real rules and fictional worlds. Cambridge (Massachusetts, EUA): The MIT Press, 2005. Disponível em: [link].
Kaipainen, Mauri; Ravaja, Niklas; Tikka, Pia; et al. Enactive systems and enactive media: embodied human-machine coupling beyond interfaces. Leonardo, v. 44, n. 5, p. 433– 438, 2011.
Merleau-Ponty, Maurice. Phenomenology of perception. Trad. Colin Smith. Nevada: Franklin Classics, 2018.
Ryan, Marie-Laure. Narrative as virtual reality 2: Revisiting immersion and interactivity in literature and electronic media. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2015.
Coleridge, Samuel Taylor. Biographia literaria. [s.l.: s.n.], 1817.
Tu, Carmen; Tunggal, Jesaya; Brown, Steven. Character immersion in video games as a form of acting. Psychology of Popular Media, v. 12, n. 4, 2022.
Gallese, Vittorio; Guerra, Michele; Anderson, Frances. The empathic screen: Cinema and neuroscience. Oxford: Oxford University Press, 2020.
Gee, James Paul. What video games have to teach us about learning and literacy. [s.l.]: Palgrave Macmillan, 2003.
Glitchwave. Best cinematic platformer video games of all-time - Glitchwave. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 abr. 2025.
Juul, Jesper. Half-real: Video games between real rules and fictional worlds. Cambridge (Massachusetts, EUA): The MIT Press, 2005. Disponível em: [link].
Kaipainen, Mauri; Ravaja, Niklas; Tikka, Pia; et al. Enactive systems and enactive media: embodied human-machine coupling beyond interfaces. Leonardo, v. 44, n. 5, p. 433– 438, 2011.
Merleau-Ponty, Maurice. Phenomenology of perception. Trad. Colin Smith. Nevada: Franklin Classics, 2018.
Ryan, Marie-Laure. Narrative as virtual reality 2: Revisiting immersion and interactivity in literature and electronic media. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2015.
Coleridge, Samuel Taylor. Biographia literaria. [s.l.: s.n.], 1817.
Tu, Carmen; Tunggal, Jesaya; Brown, Steven. Character immersion in video games as a form of acting. Psychology of Popular Media, v. 12, n. 4, 2022.
Gallese, Vittorio; Guerra, Michele; Anderson, Frances. The empathic screen: Cinema and neuroscience. Oxford: Oxford University Press, 2020.
Publicado
30/09/2025
Como Citar
LADISLAU, Thiago; FRÓES, Maira Monteiro.
O Ator-Lúdico: Presença e Plausibilidade na Imersão do jogador em Videogames Cinematográficos. In: TRILHA DE CULTURA – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 83-88.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.10342.
