O Ator-Lúdico: Presença e Plausibilidade na Imersão do jogador em Videogames Cinematográficos

  • Thiago Ladislau UFRJ
  • Maira Monteiro Fróes UFRJ

Resumo


Introdução: A imersão em videogames é frequentemente associada à coerência diegética ou ao realismo gráfico, mas tais critérios não explicam a aceitação de incongruências por parte dos jogadores. Objetivo: Este artigo propõe o conceito de ator-lúdico para compreender como a presença e a plausibilidade narrativa se sustentam mesmo diante de lógicas divergentes entre narrativa e jogabilidade. Metodologia: A análise combina estudos em neurofenomenologia, teoria dos videogames e recepção estética para investigar como jogadores alternam entre a diegese lúdica e a diegese literal. Resultados Esperados: Espera-se demonstrar que a imersão resulta da atuação fenomenal do jogador, que integra sistemas de jogo e narrativa por meio da imaginação diegética.
Palavras-chave: Imersão, Plausibilidade, Videogame Cinematográfico, Neurofenomenologia, Ator-Lúdico

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Publicado
30/09/2025
LADISLAU, Thiago; FRÓES, Maira Monteiro. O Ator-Lúdico: Presença e Plausibilidade na Imersão do jogador em Videogames Cinematográficos. In: TRILHA DE CULTURA – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 83-88. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.10342.