Fuga Radioativa: Aprendizado Lúdico de Conceitos Químicos Através de Jogos Educacionais
Resumo
Introdução: O uso de tecnologias digitais na educação vem aumentando, especialmente com jogos educativos que são capazes de tornar as aulas mais interativas. Objetivo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento do jogo digital Fuga Radioativa, que busca ensinar conceitos de Química de forma lúdica, utilizando mecânicas e dinâmicas de jogos de plataforma. Metodologia ou Etapas: O jogo foi inicialmente implementado com dois níveis distintos. No primeiro, os jogadores devem capturar elementos químicos de acordo com seu número atômico, enquanto no segundo, a coleta é orientada pela distribuição eletrônica dos elementos. A progressão entre níveis depende do desempenho no nível anterior, favorecendo a aprendizagem gradual. Além disso, foram analisados jogos correlatos existentes para embasar a concepção do jogo proposto. Resultados Esperados: Resultados preliminares sugerem que o jogo oferece uma abordagem eficaz para revisar e fixar conceitos químicos, além de apresentar potencial para expansão com novas fases e desafios. Pretende-se, no futuro, incluir novos níveis, conteúdos mais avançados e realizar testes com usuários para avaliar seu potencial educativo.
Palavras-chave:
Jogos sérios, Ensino de química, Tecnologias na educação
Referências
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Publicado
30/09/2025
Como Citar
SOARES, Igor Figueredo; SARINHO, Victor Travassos.
Fuga Radioativa: Aprendizado Lúdico de Conceitos Químicos Através de Jogos Educacionais. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 115-120.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.9937.
