Age of Math: Funções em Guerra
Resumo
Introdução: O ensino da matemática tem enfrentado dificuldades em despertar o interesse e a motivação das novas gerações. Como resposta a esse cenário, os jogos educativos têm se mostrado ferramentas promissoras no processo de aprendizagem. Objetivo: Este trabalho apresenta um jogo sério que busca apoiar o aprendizado das propriedades e interações entre diferentes tipos de funções matemáticas, promovendo o desenvolvimento da competência de raciocínio. Metodologia ou Etapas: Age of War adapta as mecânicas do jogo Age of Math para que o poder dos guerreiros seja determinado por cinco níveis progressivos de funções: constantes, lineares, logarítmicas, exponenciais e senoidais. Durante o jogo, o jogador deve interagir com essas funções, tomar decisões estratégicas e gerenciar recursos em ações ofensivas e defensivas. Resultados: Espera-se que o Age of Math ofereça uma abordagem inovadora ao ensino da matemática, tornando os conceitos de funções mais acessíveis e compreensíveis por meio da prática interativa e de elementos lúdicos.
Palavras-chave:
Jogo sério, Ensino de matemática, Funções matemáticas, Gamificação, Educação lúdica
Referências
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Publicado
30/09/2025
Como Citar
CAMPOS, Daniel F.; CARVALHO, João Pedro R.; SARINHO, Victor T..
Age of Math: Funções em Guerra. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 127-132.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.10016.
