Enigma Visual: uma abordagem de classificação gamificada de texto

  • Caio Silva Azeredo UFRJ
  • Karoline da Silva Farias UFRJ
  • Luíz Fellipe Barros UFRJ
  • Marcus Parreiras UFRJ / CEFET/RJ
  • Geraldo Bonorino Xexéo UFRJ

Resumo


Introdução: A gamificação tem se mostrado uma abordagem eficaz no estímulo a habilidades cognitivas, especialmente no contexto da linguagem descritiva. No entanto, ainda são escassos os jogos que integram de forma endógena conteúdo pedagógico e tecnologias de IA. Objetivo: Este trabalho apresenta o Enigma Visual, um jogo que propõe a classificação de texto com base em similaridade semântica, utilizando imagens geradas por IA e avaliações automáticas de descrições textuais. Metodologia: A proposta foi estruturada a partir do ENDO-GDC, com base na Taxonomia Revisada de Bloom e no modelo Input-Process-Outcome. Foram realizados testes com especialistas para validar a interface e mecânicas. Resultados Esperados: Espera-se que o jogo promova o desenvolvimento de habilidades de observação, vocabulário e estruturação textual, além de fornecer subsídios objetivos para avaliação e feedback. Estão previstos testes em ambiente educacional e expansão do sistema para outros idiomas.
Palavras-chave: Gamificação, Classificação de Texto, Similaridade de Palavras, IA, Educação

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Publicado
30/09/2025
AZEREDO, Caio Silva; FARIAS, Karoline da Silva; BARROS, Luíz Fellipe; PARREIRAS, Marcus; XEXÉO, Geraldo Bonorino. Enigma Visual: uma abordagem de classificação gamificada de texto. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 208-215. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.10362.