A Fuga de Lis: educação em saúde sobre candidíase a partir de um jogo de tabuleiro

  • Suiane Costa Ferreira UNEB
  • Íris de Souza da Silva UNEB

Resumo


Introdução: Por afetar tanto física quanto psicologicamente milhões de mulheres anualmente, interferindo nas relações sexuais e afetivas, e prejudicando o desempenho no trabalho, a candidíase constitui-se como um problema de saúde pública no Brasil. Nesse contexto, buscou-se contribuir com o desenvolvimento de jogos sérios para mediar os processos de educação em saúde envolvendo tal temática. Objetivo: Relatar a experiência de desenvolvimento do jogo de tabuleiro ‘A Fuga de Lis’. Metodologia: Pesquisa metodológica, baseando-se na metodologia do design thinking em quatro etapas: imersão, ideação, prototipação e desenvolvimento. Resultados: No jogo, os jogadores são desafiados a ajudar a personagem Lis a adotar estratégias para fugir de problemas, evitando o fungo e suas consequências. Trata-se de um jogo de trilha com mecânica de rolagem de dados e coleção de itens, onde ambos os personagens podem se locomover em diferentes direções no tabuleiro.
Palavras-chave: Jogo de tabuleiro, Educação em saúde, Candidíase

Referências

ALVES, K.Q. et al. (2022). Aspectos gerais da candidíase vulvovaginal: uma revisão de literatura. Saúde & Ciência em ação – Revista Acadêmica do Instituto de Ciências da Saúde, 8(1), p:1-14.

CAMARGO, C. C. Serious games em saúde produzem efeito a curto e longo prazo no número de passos de crianças em idade escolar? Uma revisão sistemática. Dissertação. Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023.

CURAÇA, M.P. et al (2024). Escola em ação: saúde e educação trabalhando pela prevenção. In: XVII Encontro de Extensão Universitária da Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande.

HOLANDA, A.A.R et al (2007). Candidíase vulvovaginal: sintomatologia, fatores de risco e colonização anal concomitante. Rev Bras Ginecol Obstet., 29(1), p:3-9.

PEREIRA, L.S., FRAGOSO, S. (2016). FCECF: um Método Iterativo Composto Aplicado ao desenvolvimento de Jogos Analógicos. Proceedings of SBGames, 478-486.

POLIT, D.F.; BECK, C.T. (2011). Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para as práticas da enfermagem. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 669p.

RAESSENS, J. (2010) Taste of Life as a Refugee: How Serious Games Frame Refugee Issues. In H. Skartveit & K. Goodnow (Eds.), Changes in Museum Practice: New Media, Refugees and Participation (pp. 94-105). Berghahn Books.

SANTOS, R.B et al. (2023). DIVERSIDADE MICROBIOLÓGICA. In: MOÇO, MCC; et al (org). Jogos para formar cientistas. Cruz Alta: Ilustração.

SOARES, D.M et al. (2018). Candidíase vulvovaginal: uma revisão de literatura com abordagem para Candida albicans. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research, 25 (1), pp.28-34.

VIANA, M et. al. (2012). Design Thinking: Inovações em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press.
Publicado
30/09/2025
FERREIRA, Suiane Costa; SILVA, Íris de Souza da. A Fuga de Lis: educação em saúde sobre candidíase a partir de um jogo de tabuleiro. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 226-231. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.9596.