Desenvolvimento de jogo digital para reabilitação respiratória infantil utilizando Unity e Arduino

  • Fernanda de A. Medeiros IFRN
  • Yasmim dos S. Souza IFRN
  • Vivian E. Santos IFRN
  • Yngrid H. T. da Silva IFRN
  • Angelo Emiliavaca IFRN
  • Severino P. N. Netto IFRN

Resumo


Introdução: A reabilitação respiratória pediátrica enfrenta dificuldades de adesão por parte das crianças devido à monotonia dos exercícios tradicionais. A gamificação surge como alternativa promissora para tornar o processo mais atrativo. Nesse contexto, o projeto propõe o desenvolvimento de um jogo digital interativo para apoiar a terapia de forma lúdica. Objetivo: Criar um jogo que utiliza sensores para captar os esforços respiratórios e transformá-los em comandos dentro de um ambiente virtual, aumentando a motivação e adesão das crianças à terapia respiratória. Metodologia ou Etapas: O jogo foi desenvolvido com Unity e C#, utilizando recursos físicos para movimentar o personagem. Um Arduino UNO, integrado a sensores, que captam os sinais respiratórios e os traduz em ações no jogo. Os dados dos usuários são armazenados em um banco de dados Firebase, possibilitando o acompanhamento gráfico e individualizado da evolução. Resultados Esperados: Espera-se que o jogo contribua para maior engajamento infantil, promovendo autonomia e qualidade de vida. O sistema de dados permitirá intervenções clínicas mais precisas, e futuras atualizações, como a validação de usuário e dados clínicos, poderão ampliar ainda mais o impacto positivo do jogo.
Palavras-chave: Gamificação, Reabilitação Respiratória, Jogos Digitais para Saúde, Unity, Arduino

Referências

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Publicado
30/09/2025
MEDEIROS, Fernanda de A.; SOUZA, Yasmim dos S.; SANTOS, Vivian E.; SILVA, Yngrid H. T. da; EMILIAVACA, Angelo; NETTO, Severino P. N.. Desenvolvimento de jogo digital para reabilitação respiratória infantil utilizando Unity e Arduino. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 245-250. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.9849.