Efeito do Treinamento baseado em Realidade Virtual Imersiva na Navegação Espacial, Cognição Global e Mobilidade de Idosos
Resumo
Introdução: O envelhecimento está associado ao declínio das atividades motoras e perda gradual das funções cognitivas. Sabe-se que a realidade virtual é um recurso potencial para melhorar a cognição e controle motor. Objetivo: Verificar o efeito de um programa de treinamento com Realidade Virtual Imersiva na navegação espacial, cognição global e mobilidade de idosos. Metodologia: Onze idosos (a partir de 60 anos de idade), de ambos os sexos, foram recrutados. Os participantes foram submetidos aos seguintes testes: Montreal Cognitive Assessment (MoCA) para avaliar a cognição global; Floor Maze Test (FMT), para avaliar a navegação espacial; e o teste de levantar e ir 2,44 m (Lev-ir), que avalia a mobilidade física (agilidade e equilíbrio dinâmico). O programa de dupla-tarefa com realidade virtual imersiva (DTRV) foi composto de exercícios físicos multimodais, em que o participante utilizou um simulador de realidade virtual (Oculus Quest 2TM, Meta, Califórnia, EUA), através do software que fornece os jogos virtuais (Beat saber; Dance central; Gym class basketball VR; Hand physics Lab; OhShape; The Thrill of the Fight). O programa teve duração de 12 sessões (2 vezes/semana). A comparação pré e pós-treinamento foi realizada utilizando os testes t dependente e de Wilcoxon. Resultados Esperados: As análises revelaram que houve diferença significativa na navegação espacial no tempo de repetição do labirinto sem planejamento prévio (p<0,01), mostrando que os idosos melhoraram o desempenho da memória episódica relacionada à navegação espacial. Nenhuma outra alteração foi identificada. Conclusão: Conclui-se que o programa de treinamento com realidade virtual imersiva possivelmente melhore a navegação espacial de idosos, independente da cognição global e mobilidade.
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