Aprendizagem Interativa na Saúde: Um Aplicativo Educacional para Capacitação de Profissionais de Saúde no Diagnóstico e Tratamento do HIV/AIDS

  • Davi A. M. Maia UFPA
  • Flavine E. Gonçalves UFPA
  • Kely da S. Barros UFPA
  • Leila F. S. de Oliveira UFPA
  • Marielna S. dos Santos UFPA
  • Aline M. P. C. Ramos UFPA
  • Paulo A. I. Pontes UFPA
  • Diego L. Cardoso UFPA
  • Marcos C. da R. Seruffo UFPA

Resumo


Introdução: O HIV/AIDS continua sendo um desafio de saúde pública que demanda abordagens inovadoras para melhorar a adesão ao tratamento e a qualidade de vida dos pacientes, e tecnologias digitais podem oferecer uma solução para otimizar o cuidado médico e o manejo de doenças. Objetivo: Desenvolver um aplicativo móvel intitulado “EducaHIV”, com o objetivo de fornecer suporte e informações técnicas aos profissionais de saúde no que diz respeito ao tratamento do HIV/AIDS. Metodologia ou Etapas: Trata-se de uma metodologia de base tecnológica, com foco no desenvolvimento técnico e funcional do aplicativo. Resultados: Houve o desenvolvimento da versão pré-final do aplicativo, que apresenta interface responsiva e intuitiva, contemplando conteúdos educativos sobre HIV/AIDS além de quizzes interativos para reforço do aprendizado.
Palavras-chave: HIV/AIDS, Treinamento Médico, Aprendizagem Interativa, Aplicativos Móveis

Referências

Centers for Disease Control and Prevention (CDC). About HIV. [Online]. Disponível em: [link]

World Health Organization. HIV/AIDS Fact Sheet. [Online]. Disponível em: [link]

UNAIDS Brasil. Boletim Epidemiológico HIV e AIDS 2023. [Online]. Acessado em Oct. 2024.

Afzal, Mohd et al. “Innovative Diagnostic Approaches and Challenges in the Management of HIV: Bridging Basic Science and Clinical Practice.” Life (Basel, Switzerland) vol. 15,2 209. 30 Jan. 2025, DOI: 10.3390/life15020209

Barreto, Ivana & Ribeiro, Kelen & Andrade, Luiz. (2025). Saude Digital: Conceitos, Pesquisas e Desenvolvimento Tecnológico.

Alwakeel, Lyan, and Kevin Lano. “Functional and Technical Aspects of Self-management mHealth Apps: Systematic App Search and Literature Review.” JMIR human factors vol. 9,2 e29767. 25 May. 2022, DOI: 10.2196/29767

Zhao, Xiangying et al. “Human-Computer Interaction in Healthcare: A Bibliometric Analysis with CiteSpace.” Healthcare (Basel, Switzerland) vol. 12,23 2467. 6 Dec. 2024, DOI: 10.3390/healthcare12232467

Amorim, C.S.S. (2022). GravidApp 2.0: educational application for Obstetric Nursing practice in Higher Education. Master’s dissertation, Federal University of Pará, Graduate Program in Creativity and Innovation in Higher Education Teaching Methodologies, Belém.

Castel A, Wilbourn B, Trexler C, D'Angelo L, Greenberg D. A Digital Gaming Intervention to Improve HIV Testing for Adolescents and Young Adults: Protocol for Development and a Pilot Randomized Controlled Trial. JMIR Res Protoc 2021;10(6):e29792. DOI: 10.2196/29792

Xie, J. (2012). Research on key technologies base Unity3D game engine. 2012 7th International Conference on Computer Science & Education (ICCSE).
Publicado
30/09/2025
MAIA, Davi A. M. et al. Aprendizagem Interativa na Saúde: Um Aplicativo Educacional para Capacitação de Profissionais de Saúde no Diagnóstico e Tratamento do HIV/AIDS. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 279-284. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.10097.