Dieta em Jogo: Um jogo tabuleiro para potencializar a aprendizagem de educação alimentar e nutricional
Resumo
Introdução: A crescente prevalência da obesidade infantil no Brasil, impulsionada pela transição nutricional e pelo consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, evidencia a urgência de estratégias pedagógicas que promovam a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) nas escolas. Nesse contexto, os jogos educativos emergem como ferramentas eficazes para engajar e educar de forma lúdica. Este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro com cartas, inspirado na mecânica do blackjack, como recurso didático para incentivar hábitos alimentares saudáveis entre estudantes. Objetivo: Apresentar o processo de concepção, desenvolvimento e aplicação do jogo educativo Dieta em Jogo, destacando seu potencial enquanto instrumento lúdico e pedagógico para a promoção da educação nutricional em ambientes escolares. Metodologia ou Etapas: A pesquisa caracteriza-se como aplicada, com abordagem qualitativa e observação de campo. O desenvolvimento do jogo seguiu etapas inspiradas em estudos sobre jogos educativos e para a saúde. Para a etapa de coleta de dados foram realizados testes internos e externos com públicos distintos para uma retroalimentação do processo de desenvolvimento. Resultados: Os testes internos contaram com o apoio de especialistas da área de Nutrição, contribuindo para evitar a disseminação de senso comum e informações imprecisas. Já os testes externos, realizados em eventos e com estudantes, foram fundamentais para validar as mecânicas e o conteúdo do jogo, gerando feedbacks positivos quanto à clareza, dinamismo e proposta educativa. O Dieta em Jogo se mostrou como um instrumento que contribui para a assimilação de conceitos fundamentais de nutrição, o papel dos macronutrientes e a importância do equilíbrio alimentar.
Referências
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