OKREN - Um Guia de Cura Ancestral: jogo de RPG sobre cultura e práticas de cuidado de povos indígenas
Resumo
Introdução: As iniquidades sociais e de saúde que historicamente afetam os povos indígenas, evidenciadas por estudos epidemiológicos, revelam a urgência de transformações estruturais na formação de profissionais do SUS e nas ações de educação permanente. É necessário romper com práticas coloniais e reconhecer, no campo da saúde, os saberes e práticas ancestrais indígenas como fontes legítimas de cuidado e cura. Objetivo: Relatar a experiência de desenvolvimento do jogo educativo de RPG OKREN – Um Guia de Cura Ancestral, concebido como ferramenta pedagógica voltada à formação em saúde com enfoque intercultural. Etapas: O processo de criação do jogo foi realizado em quatro etapas: (1) seleção dos conteúdos temáticos, com destaque para as plantas medicinais da Caatinga; (2) construção da narrativa, integrando elementos simbólicos e culturais dos povos indígenas; (3) desenvolvimento do protótipo, considerando aspectos lúdicos, estéticos e pedagógicos; e (4) apresentação ao grupo de pesquisa, para avaliação crítica e escuta dialógica. O jogo foi desenvolvido em articulação com estudantes indígenas das etnias Kariri-Xocó, Kaimbé e Tuxá, respeitando e incorporando suas contribuições. Resultados Esperados: O protótipo foi concluído e os próximos passos incluem o aprofundamento do levantamento etnobotânico de espécies medicinais utilizadas nas comunidades, bem como a validação do jogo junto a lideranças tradicionais (Caciques e Pajés), indígenas em seus territórios e estudantes da graduação em saúde. OKREN surge como um instrumento de formação sensível à diversidade cultural, propondo um encontro entre saberes, onde a pedagogia do jogo se transforma em território de cura e de diálogo entre mundos.
Referências
Regis, Keith Emanuelle Matias. (2017) “Candomblé e saúde: breve análise sobre as contribuições para o campo de educação em saúde”. Anais I CONGREPICS. Campina Grande: Realize Editora, [link].
Soares, Amanda Nathale et al. (2015) “Role Playing Game (RPG) como estratégia pedagógica na formação do enfermeiro: relato da experiência de criação do jogo”. Texto contexto - enfermagem, v. 24, n. 2, junho, p. 600-608, Florianópolis-PR. [link].
