Aplicando uma Robótica Educacional Lúdica e Gamificada no Complemento de Terapias de Crianças com TEA

  • Victor Travassos Sarinho UEFS

Resumo


Robótica Educacional (RE) representa uma abordagem de ensino que vem se concretizando como uma ferramenta de prática tecnológica. Fazendo uma análise da RE no sentido de complementar o trabalho realizado em terapias infantis, este trabalho apresenta um relato de experiência da aplicação de atividades lúdicas e gamificadas relacionadas ao ensino de RE incorporado em terapias para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Como resultado, apesar da criação por parte das crianças de um micro-mundo próprio e particular, conseguiu-se fazer com que as mesmas entrassem no “círculo mágico” da RE, obtendo assim benefícios psicopedagógicos e psicomotores com base nas atividades realizadas.

Referências

Alghamdi, M., Alhakbani, N., and Al-Nafjan, A. (2023). Assessing the potential of robotics technology for enhancing educational for children with autism spectrum disorder. Behavioral Sciences, 13(7):598.

Atherton, G. and Cross, L. (2021). The use of analog and digital games for autism interventions. Frontiers in psychology, 12:669734.

Brasil (2016). Conselho nacional de saúde, homologação da resolução cns no 510, de 07 de abril de 2016, nos termos do decreto de delegação de competência de 12 de novembro de 1991. [link]. (Accessed on 20/01/2025).

Camargo, M. C., Barros, R. M., Brancher, J. D., Barros, V. T., and Santana, M. (2019). Designing gamified interventions for autism spectrum disorder: a systematic review. In Entertainment Computing and Serious Games: First IFIP TC 14 Joint International Conference, ICEC-JCSG 2019, Arequipa, Peru, November 11–15, 2019, Proceedings 1, pages 341–352. Springer.

Camargo, S. P. H. and Rispoli, M. (2013). Análise do comportamento aplicada como intervenção para o autismo: definição, características e pressupostos filosóficos. Revista Educação Especial, pages 639–650.

Castilho, M. I. (2002). Robótica na educação: Com que objetivos. Monografia de Especialização em Informática na Educação). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Chen, T.-I., Lin, S.-K., and Chung, H.-C. (2023). Gamified educational robots lead an increase in motivation and creativity in stem education. Journal of Baltic Science Education, 22(3):427–438.

de França Monteiro, M., González, M. V. S., da Silva, A. A. R. S., Burlamaqui, A. M. F., et al. (2020). Educational robotics as a motivational tool for students with asd: A first impression. In 2020 Latin American Robotics Symposium (LARS), 2020 Brazilian Symposium on Robotics (SBR) and 2020 Workshop on Robotics in Education (WRE), pages 1–6. IEEE.

de Melo, I. J. R., da Silva Miranda, A., and Elisiário, L. S. (2020). A robótica como ferramenta interdisciplinar no processo educacional de pessoas com autismo. AUTISMO, page 175.

de Miranda, M. A. B. A. (2020). Educação infantil inclusiva: pelo direito à diversidade. Educação Infantil na Perspectiva Histórico-Cultural: Concepções e Práticas para o Desenvolvimento Integral da Criança, page 143.

Fernandes, M., dos Santos, C. A. M., de Souza, E. E., and Fonseca, M. G. (2018). Robótica educacional uma ferramenta para ensino de lógica de programação no ensino fundamental. In Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola, pages 315–322. SBC.

Heljakka, K., Ihamäki, P., Tuomi, P., and Saarikoski, P. (2019). Gamified coding: Toy robots and playful learning in early education. In 2019 International Conference on Computational Science and Computational Intelligence (CSCI), pages 800–805. IEEE.

Moorthy, R. S. and Pugazhenthi, S. (2017). Teaching psychomotor skills to autistic children by employing a robotic training kit: a pilot study. International Journal of Social Robotics, 9:97–108.

Nanou, A. and Karampatzakis, D. (2022). Collaborative educational robotics for the inclusion of children with disabilities. Education. Innovation. Diversity., 1(4):30–43.

Nanou, A. and Karampatzakis, D. (2023). The participation of students with autism in educational robotics: A scoping review. Social Sciences, 12(12):675.

Newhouse, C. P., Cooper, M., and Cordery, Z. (2017). Programmable toys and free play in early childhood classrooms.

Riegel, A. B., Marques, L. N., and Wuo, A. (2020). Tea, transtorno do espectro autista e autismo: Qual o conhecimento que os estudantes da educação básica têm acerca dos termos? Revista GepesVida, 5(13).

Rodrigues, W. d. S. (2014). Atividades com robótica educacional para as aulas de matemática do 6. ao 9. ano do ensino fundamental: utilização da metodologia lego® zoom education.

Silva, A. F. d. (2009). Roboeduc: Uma metodologia de aprendizado com robótica educacional.

Wang, T., Ma, P. H., Ge, H., Sun, Y., Kwok, T. T.-O., Liu, X., Wang, Y., Lau, W. K. W., and Zhang, W. (2025). The use of gamified interventions to enhance social interaction and communication among people with autism spectrum disorder: A systematic review and meta-analysis. International Journal of Nursing Studies, page 105037.

Whitebread, D. (2017). Free play and children’s mental health. The Lancet Child & Adolescent Health, 1(3):167–169.

Zilli, S. d. R. (2004). A robótica educacional no ensino fundamental. PhD thesis, Universidade Federal de Santa Catarina.
Publicado
24/11/2025
SARINHO, Victor Travassos. Aplicando uma Robótica Educacional Lúdica e Gamificada no Complemento de Terapias de Crianças com TEA. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 55-68. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.11931.