Explorando o Potencial da IA Generativa em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Uma Revisão Sistemática

  • Gustavo Uruguay Castilho UFABC
  • Victoria Alejandra Herrera UFABC
  • Carla Lopes Rodriguez UFABC

Resumo


Este estudo busca entender, através de uma revisão sistemática de literatura, como estão sendo utilizadas as tecnologias e ferramentas de IA Generativa (IAGen) na prática em conjunto com os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Observando-se uma considerável escassez de estudos sobre integração de IAGen com AVAs, nota-se uma lacuna significativa entre o potencial da IAGen e sua implementação efetiva em contextos educacionais formais. Com os resultados, compreende-se o cenário atual e indica-se onde futuras pesquisas podem contribuir para uma compreensão abrangente do potencial e dos desafios da integração da IAGen em AVAs, considerando questões éticas, de segurança e de privacidade, adaptadas às necessidades dos diferentes contextos educacionais, principalmente com baixos recursos computacionais.

Referências

Alier, M., Pereira, J., García-Peñalvo, F. J., Casañ, M. J. and Cabré, J. (2025). LAMB: An open-source software framework to create artificial intelligence assistants deployed and integrated into learning management systems. Computer Standards & Interfaces, v. 92, p. 103940.

Andrade, J. C. dos S. De, Oliveira, M. G. De and Battetin, V. (2024). Pensamento Computacional e Educação em Inteligência Artificial na Educação STEAM: Explorando o Ensino por Investigação. In Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). . SBC.

Arghir, D.-C. (2024). IMPLEMENTATION OF LEARNING MANAGEMENT SYSTEMS WITH GENERATIVE ARTIFICIAL INTELLIGENCE FUNCTIONS IN THE POST-PANDEMIC ENVIRONMENT. Information Technologies and Learning Tools, v. 100, n. 2, p. 217–232.

Ayeni, O. O., Nancy Mohd Al Hamad, Onyebuchi Nneamaka Chisom, Blessing Osawaru, and Ololade Elizabeth Adewusi (2024). AI in education: A review of personalized learning and educational technology. GSC Advanced Research and Reviews, v. 18, n. 2, p. 261–271.

Bartelle, L. B. and Medeiros, L. F. D. (2024). Os Assistentes Virtuais nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem: uma Revisão Sistemática de Literatura. EaD em Foco, v. 14, n. 1, p. e2128.

Castilho, G. U., Rodriguez, C. L. and Herrera, V. A. S. (2024). Um Relato de Experiência de aplicação de Engenharia de Prompt no Ensino Superior em STEM. In Anais do II Workshop em Estratégias Transformadoras e Inovação na Educação (WETIE 2024). . Sociedade Brasileira de Computação.

Chauncey, S. A. and McKenna, H. P. (2023). A framework and exemplars for ethical and responsible use of AI Chatbot technology to support teaching and learning. Computers and Education: Artificial Intelligence, v. 5, p. 100182.

Chen, L., Babar, M. A. and Zhang, H. (2010). Towards an Evidence-Based Understanding of Electronic Data Sources.

Chiu, T. K. F. (2024). A classification tool to foster self-regulated learning with generative artificial intelligence by applying self-determination theory: a case of ChatGPT. Educational technology research and development, v. 72, n. 4, p. 2401–2416.

Dermeval, D., Bittencourt, I. I. and Coelho, J. A. P. de M. (2020). Mapeamento Sistemático e Revisão Sistemática da Literatura em Informática na Educação. Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa. Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 2. Porto Alegre: SBC. .

Easterbrook, S., Singer, J., Storey, M.-A. and Damian, D. (2008). Selecting Empirical Methods for Software Engineering Research. In: Shull, F.; Singer, J.; Sjøberg, D. I. K.[Eds.]. . Guide to Advanced Empirical Software Engineering. London: Springer London. p. 285–311.

Falcão, T. P., Arêdes, V., Souza, S., et al. (2020). Tutoria: uma Plataforma para Apoiar Boas Práticas de Feedback no Processo de Ensino e Aprendizagem. In Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). . SBC.

Firat, M. (2023). Integrating AI Applications into Learning Management Systems to Enhance e-Learning. Öğretim Teknolojisi ve Hayat Boyu Öğrenme Dergisi - Instructional Technology and Lifelong Learning, p. 1–14.

Guarise, L. and Duarte, E. F. (2024). Design Centrado no Humano para IA na Educação no Brasil. In Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). . SBC.

Guimarães, L. (2025). 10 alternativas ao ChatGPT: conheça IAs com diferentes soluções. [link], [accessed on May 6].

Ifenthaler, D. and Seufert, S. (2022). Artificial Intelligence Education in the Context of Work. Springer International Publishing.

Kaufman, D. (2024). Logic and foundations of artificial intelligence and society’s reactions to maximize benefits and mitigate harm. Filosofia Unisinos, v. 25, n. 1, p. 1–13.

Kitchenham, B. and Charters, S. (2007). Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering. v. 2.

Krauss, C., Streicher, A., Poxleitner, E., et al. (2023). Best-of-Breed: Service-Oriented Integration of Artificial Intelligence in Interoperable Educational Ecosystems. In: Uden, L.; Liberona, D.[Eds.]. . Learning Technology for Education Challenges. Communications in Computer and Information Science. Cham: Springer Nature Switzerland. v. 1830p. 267–283.

Lin, J. (2023). ChatGPT and Moodle Walk into a Bar: Capabilities, Integration, Use Cases, and Challenges. In 2023 IEEE International Conference on Teaching, Assessment and Learning for Engineering (TALE). . IEEE.

Machado, R., Nascimento, M., Bomfim, M., et al. (2024). Homero: Uma Plataforma de EaD com Inteligência Artificial para Aprendizagem Adaptativa e Personalizada. In Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). . SBC.

Paunovic, V., Uyar, S. and Tanic, M. (2023). Implementing Chat GPT in Moodle for Enhanced eLearning Systems.

Santaella, L. and Kaufman, D. (2024). A Inteligência artificial generativa como quarta ferida narcísica do humano. MATRIZes, v. 18, n. 1, p. 37–53.

Silva, R. Z. D., Pinho, P. C. R., Moreira, M. I. G., Ferreira Filho, R. C. M. and Primo, T. T. (2024). Integração de IA Generativa e Repositórios Educacionais: Potencializando a Eficácia Pedagógica e a Recomendação de Conteúdos com o LLaMA2. In Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2024). . Sociedade Brasileira de Computação - SBC.

Tan, S. F. (2024). Perceptions of students on artificial intelligence-generated content avatar utilization in learning management system. Asian Association of Open Universities Journal, v. 19, n. 2, p. 170–185.
Publicado
24/11/2025
CASTILHO, Gustavo Uruguay; HERRERA, Victoria Alejandra; RODRIGUEZ, Carla Lopes. Explorando o Potencial da IA Generativa em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Uma Revisão Sistemática. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 113-126. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.11994.