Simulador e Jogo Integrados para o Ensino da Citologia Ginecológica: Uma Homenagem às Mulheres na Ciência

  • Andressa G. da Silva UNIFESP
  • Gabriel S. Gonçalves UFABC
  • Bruno R. Galindo UFABC
  • Luiza Muller UNIFESP
  • André L. Brandão UFABC
  • Andréa C. de M. Malinverni UNIFESP

Resumo


Este estudo tem como objetivo propor uma metodologia integrativa para o ensino da citologia ginecológica, combinando um simulador digital (PapSim) e um jogo de tabuleiro (HPV Combat), conectados por microcontrolador para ampliar a interatividade. O câncer do colo do útero continua sendo um desafio de saúde pública no Brasil, com o Papilomavírus humano como principal agente causal. As personagens foram inspiradas em mulheres cientistas, homenageando suas contribuições e promovendo a equidade de gênero na formação em saúde. A prova de conceito com estudantes de enfermagem revelou alto engajamento e respostas emocionais positivas, como descoberta e desafio. Os recursos demonstraram potencial para fortalecer o conhecimento teórico e as habilidades práticas, oferecendo uma experiência de aprendizagem significativa e socialmente orientada.

Referências

Brandão, A. L., & Baranauskas, M. C. C. (2025). A conceptual framework for socienactive scenarios of play: a pilot study. In Conference Proceedings of DiGRA 2025: Games at the Crossroads, Tampere. DiGRA. DOI: 10.26503/dl.v2025i2.2472

Chantziantoniou, N. (2014). Lady Andromache (Mary) Papanicolaou: the soul of gynecological cytopathology. Journal of the American Society of Cytopathology, 3(6), 319–326.

COBB, M., & Comfort, N. (2023). What Rosalind Franklin truly contributed to the discovery of DNA's structure. Nature, 616(7958), 657–660. DOI: 10.1038/d41586-023-01313-5

CONITEC. Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde. (2024). PORTARIA SECTICS-MS Nº 3: Decisão de incorporar, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, os testes moleculares para detecção de HPV oncogênico. [7MAR2024]. [link]

da Silva, A. G., Cardoso, E. H., Muller, L., Pereira, G. L. R., Duarte, M. de L., Lellis-Santos, C., Brandão, A. L., & Malinverni, A. C. de M. (2024). Uma abordagem híbrida físico-digital para fortalecer a conscientização e prevenção do câncer de colo do útero. In XXIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2024), Manaus, AM.

Estimate/2023 - Cancer Statistics. Brazil. Instituto Nacional de Cancer Jose Alencar Gomes da Silva (INCA). [link]

Germano da Silva, A., Ferreira Santino, S., Garnevi Fávero, A., Xavier Souza, R., Luiz Brandão, A., Araki Ribeiro, D., Yujra, V. Q., & de Moraes Malinverni, A. C. (2024). Exploring interactive strategies for teaching pathology in nursing graduation in southeast Brazil. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC, 14(3), 126–137. DOI: 10.31512/encitec.v14i3.1662

Hipólito, M. C. V., de Lemos, O. D. L., & de Moraes, L. M. H. B. (2024). Simulação Virtual: Opinião de Estudantes de Enfermagem Sobre a Aprendizagem da Coleta da Citologia Oncótica por meio de um Serious Game. Revista de Graduação USP, 8(1), 57–66.

Mammas, I. N., Koutsaftiki, C., Papatheodoropoulou, A., & Spandidos, D. A. (2019). Mache Papanicolaou (1890–1982), the dedicated companion of the great benefactor: An interview with Dr Julie Kokkori, one of the only living relatives of Dr George N. Papanicolaou. Experimental and Therapeutic Medicine, 18(4), 3248–3251. DOI: 10.3892/etm.2019.7951

Martinovski, J. de S. G., Knihs, N. da S., Salum, N. C., Amante, L. N., Stein, M., Locks, M. O. H., & Rosa, L. M. da. (n.d.). Pap smear collection: Proposal of a low-cost simulator for health education.

Mauffrey, C., Giannoudis, P., Civil, I., Gray, A. C., Roberts, C., Pape, H. C., & Stengel, D. (2017). Pearls and pitfalls of open access: the immortal life of Henrietta Lacks. Injury, 48(1), 1–2.

Ribeiro, B. M. D. S. S., Scorsolini-Comin, F., Santos, S. V. M. D., & Dalri, R. D. C. D. M. B. (2021). Brazilian nursing in pandemic times and the bicentennial of Florence Nightingale. Revista Brasileira de Enfermagem, 75, e20210081.

Rutes, W. D. F., Oliveira, H. D., & Hounsell, M. D. S. (2015). PEED: Uma metodologia para promoção do envolvimento de especialistas de domínio em projetos acadêmicos de jogos sérios. XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 447–454.

Silva, C., Rodrigues, F., Junior, R. V., & Alcantara, A. (2024, September). Ludificação: Um jogo híbrido para o ensino e aprendizagem da disciplina de Rede de Computadores em cursos de Ciência da Computação. In Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames) (pp. 147–152). SBC.

Taguchi, A., Yoshimoto, D., Kusakabe, M., Baba, S., Kawata, A., Miyamoto, Y., Mori, M., Sone, K., Hirota, Y., Osuga, Y. (2024). Impact of human papillomavirus types on uterine cervical neoplasia. Journal of Obstetrics and Gynaecology Research, 50(8), 1283–1288. DOI: 10.1111/jog.15995
Publicado
24/11/2025
SILVA, Andressa G. da; GONÇALVES, Gabriel S.; GALINDO, Bruno R.; MULLER, Luiza; BRANDÃO, André L.; MALINVERNI, Andréa C. de M.. Simulador e Jogo Integrados para o Ensino da Citologia Ginecológica: Uma Homenagem às Mulheres na Ciência. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 197-208. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12174.