Avaliação da Prototipação de uma Ferramenta Web para Customização e Gerenciamento de Rubricas: Um Estudo com Grupo Focal
Resumo
O estudo aborda a avaliação de uma ferramenta web para customização e gerenciamento de rubricas, visando melhorar a compreensão sobre avaliação educacional. O objetivo é investigar a usabilidade da ferramenta com base em protótipos por meio de um grupo focal de docentes experientes, buscando insights para aprimorar o desenvolvimento. Conduzimos uma técnica de grupo focal com cinco docentes, seguindo um processo exploratório de avaliação. Como resultado, o feedback qualitativo identificou pontos fortes e limitações da ferramenta, fornecendo direcionamentos para melhorias. O estudo evidenciou a importância da avaliação participativa para aprimorar ferramentas educacionais, e a necessidade de clareza e objetividade nas avaliações.Referências
4Teachers.org (2025). RubiStar. Disponível em: [link]. Acesso em: 30/05/2025.
Agouf, N. J., Labsari, S., Ducasse, S., Etien, A., and Anquetil, N. (2023). A visualization for client-server architecture assessement. In 2023 IEEE Working Conference on Software Visualization (VISSOFT), pages 1–11. IEEE.
Biagiotti, L. C. M. (2005). Conhecendo e aplicando rubricas em avaliações. In Congresso Brasileiro de Educação a Distância, volume 12, pages 1–9.
Brookhart, S. M. (2013). How to create and use rubrics for formative assessment and grading. Ascd.
Clarke, V. and Braun, V. (2017). Thematic analysis. The Journal of Positive Psychology, 12(3):297–298.
Clever Prototypes (2025). Quick Rubric. Disponível em: [link]. Acesso em: 30/05/2025.
Coelho, I. M. W. S. (2024). Estudo comparativo de ferramentas para construção de e-rubricas aplicadas à avaliação. Ensino e Tecnologia em Revista, 7(3):100–115.
Dornisch, M. M. and McLoughlin, A. S. (2006). Limitations of web-based rubric resources: Addressing the challenges. Practical Assessment, Research & Evaluation, 11(1):3.
Fernandes, D. (2021). Rubricas de avaliação. Critério, 1(2):3.
Krueger, R. and Casey, M. (2009). Focus Groups: A Practical Guide for Applied Research. SAGE Publications.
Lobato, A. S., Brito, S., Souza, D., and Favero, E. L. (2009). Um sistema gerenciador de rubricas para apoiar a avaliação em ambientes de aprendizagem. Anais do XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Florianópolis/SC.
Pressman, R. and Maxim, B. (2019). Software Engineering: A Practitioner’s Approach. McGraw-Hill Education.
Stebbins, R. A. (2001). Exploratory research in the social sciences, volume 48. Sage.
Tech4Learning (2025). Rubric Maker. Disponível em: [link]. Acesso em: 30/05/2025.
Verdecchia, R., Engström, E., Lago, P., Runeson, P., and Song, Q. (2023). Threats to validity in software engineering research: A critical reflection. Inf. Softw. Technol., 164:107329.
Wibeck, V., Dahlgren, M. A., and Öberg, G. (2007). Learning in focus groups. Qualitative Research, 7:249–267.
Wohlin, C., Runeson, P., Höst, M., Ohlsson, M. C., Regnell, B., and Wesslén, A. (2012). Experimentation in Software Engineering. Springer Berlin.
Agouf, N. J., Labsari, S., Ducasse, S., Etien, A., and Anquetil, N. (2023). A visualization for client-server architecture assessement. In 2023 IEEE Working Conference on Software Visualization (VISSOFT), pages 1–11. IEEE.
Biagiotti, L. C. M. (2005). Conhecendo e aplicando rubricas em avaliações. In Congresso Brasileiro de Educação a Distância, volume 12, pages 1–9.
Brookhart, S. M. (2013). How to create and use rubrics for formative assessment and grading. Ascd.
Clarke, V. and Braun, V. (2017). Thematic analysis. The Journal of Positive Psychology, 12(3):297–298.
Clever Prototypes (2025). Quick Rubric. Disponível em: [link]. Acesso em: 30/05/2025.
Coelho, I. M. W. S. (2024). Estudo comparativo de ferramentas para construção de e-rubricas aplicadas à avaliação. Ensino e Tecnologia em Revista, 7(3):100–115.
Dornisch, M. M. and McLoughlin, A. S. (2006). Limitations of web-based rubric resources: Addressing the challenges. Practical Assessment, Research & Evaluation, 11(1):3.
Fernandes, D. (2021). Rubricas de avaliação. Critério, 1(2):3.
Krueger, R. and Casey, M. (2009). Focus Groups: A Practical Guide for Applied Research. SAGE Publications.
Lobato, A. S., Brito, S., Souza, D., and Favero, E. L. (2009). Um sistema gerenciador de rubricas para apoiar a avaliação em ambientes de aprendizagem. Anais do XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Florianópolis/SC.
Pressman, R. and Maxim, B. (2019). Software Engineering: A Practitioner’s Approach. McGraw-Hill Education.
Stebbins, R. A. (2001). Exploratory research in the social sciences, volume 48. Sage.
Tech4Learning (2025). Rubric Maker. Disponível em: [link]. Acesso em: 30/05/2025.
Verdecchia, R., Engström, E., Lago, P., Runeson, P., and Song, Q. (2023). Threats to validity in software engineering research: A critical reflection. Inf. Softw. Technol., 164:107329.
Wibeck, V., Dahlgren, M. A., and Öberg, G. (2007). Learning in focus groups. Qualitative Research, 7:249–267.
Wohlin, C., Runeson, P., Höst, M., Ohlsson, M. C., Regnell, B., and Wesslén, A. (2012). Experimentation in Software Engineering. Springer Berlin.
Publicado
24/11/2025
Como Citar
FIALHO, Matheus Lemes; BERNARDINO, Maicon; FONTELLA, Erik; TIADORO, Eduardo; DALEPIANE, Igor; FELL, Lucas; BASSO, Fábio Paulo.
Avaliação da Prototipação de uma Ferramenta Web para Customização e Gerenciamento de Rubricas: Um Estudo com Grupo Focal. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 222-233.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12204.
