Desenvolvimento e Avaliação da Plataforma Quiz Legends: Uma Abordagem Gamificada no Processo Educacional

  • Matheus Freitas de Menezes UFAM
  • José Francisco de Magalhães Netto UFAM
  • Ronilson Cavalcante da Silva UFAM

Resumo


Este estudo explora o desenvolvimento e a avaliação da plataforma ”Quiz Legends”, uma ferramenta educacional que incorpora gamificação ao combinar elementos como batalhas, rankings, lojas virtuais e formação de clãs, a plataforma busca criar um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo. Um teste de Escala de Usabilidade de Sistema (SUS) foi aplicado a 33 estudantes da área de computação para avaliar a usabilidade da plataforma. Os resultados indicaram uma pontuação de usabilidade acima da média, sugerindo um feedback positivo em relação à facilidade de uso e funcionalidade do sistema. Além disso, o feedback qualitativo destacou o apelo dos elementos competitivos da plataforma e o impacto da gamificação na motivação dos estudantes.

Referências

Aguiar, E. C., Gomes, V. O., Sarinho, V. T., and de Santana-Bahia-Brasil, F. (2018). Quiztea-uma proposta de desenvolvimento de quiz digitais para indivíduos portadores do transtorno do espectro autista. In XVII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames), pages 276–281. Sociedade Brasileira de Computação.

Arruda, J. S., Medeiros, M. D., dos Santos, J. A., de Alencar Feitosa, L. E., Antunes, L. A., and de Castro Siqueira, L. M. (2024). Utilização de videogames para o desenvolvimento de habilidades metacognitivas em estudantes de psicologia: Um relato de experiência. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), pages 2637–2646. SBC.

Bonwell, C. C. and Eison, J. A. (1991). Active learning: Creating excitement in the classroom. 1991 ASHE-ERIC higher education reports. ERIC.

Brooke, J. et al. (1996). Sus-a quick and dirty usability scale. Usability evaluation in industry, 189(194):4–7.

Brown, T. A. (2015). Confirmatory factor analysis for applied research. Guilford publications.

da Silva Pereira, M. V., Maciel, E. M., Barroso, W. A., and Serra, M. B. (2024). Metodologias ativas na educação médica no brasil. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(2):e15032–e15032.

de Carvalho, S. A., Rabêlo Filho, R. C., de Oliveira Claudino, C. C. B., de Medeiros Braz, L., and Maciel, B. I. F. (2024). Quia: uma ferramenta de suporte ao conhecimento baseada em inteligência artificial. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), pages 1617–1628. SBC.

Deterding, S., Dixon, D., Khaled, R., and Nacke, L. (2011). From game design elements to gamefulness: defining”gamification”. In Proceedings of the 15th international academic MindTrek conference: Envisioning future media environments, pages 9–15.

Dichev, C. and Dicheva, D. (2017). Gamifying education: what is known, what is believed and what remains uncertain: a critical review. International journal of educational technology in higher education, 14:1–36.

Espig, A. and de Souza Domingues, M. J. C. (2020). Kahoot! no ensino superior: razões para a gamificação das aulas por meio de uma ferramenta digital de quizzes. Informática na educação: teoria & prática, 23(2 Mai/Ago).

Júnior, J. F. C., Sousa, M. A. d. M. A., Huber, N., dos Santos, K. T., de Oliveira Santos, M. M., da Silva Oliveira, I., Zocolotto, A., and de Barros, M. J. (2023). Metodologias ativas de aprendizagem e a promoção da autonomia do aluno. Revista Educação, Humanidades e Ciências Sociais.

Kim, S., Song, K., Lockee, B., Burton, J., Kim, S., Song, K., Lockee, B., and Burton, J. (2018). Theories for gamification in learning and education. Gamification in Learning and Education: Enjoy Learning Like Gaming, pages 39–47.

Krishnamurthy, K., Selvaraj, N., Gupta, P., Cyriac, B., Dhurairaj, P., Abdullah, A., Krishnapillai, A., Lugova, H., Haque, M., Xie, S., et al. (2022). Benefits of gamification in medical education. Clinical Anatomy, 35(6):795–807.

Nuci, K. P., Tahir, R., Wang, A. I., and Imran, A. S. (2021). Game-based digital quiz as a tool for improving students’ engagement and learning in online lectures. Ieee Access, 9:91220–91234.

Papanthymou, A. and Darra, M. (2018). Student self-assessment in higher education: The international experience and the greek example. World journal of education, 8(6):130–146.

Pho, A. and Dinscore, A. (2015). Game-based learning.

Sampaio, L. P. and Pereira, C. P. (2022). Jogo digital educativo para auxílio a crianças com autismo. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), pages 597–608. SBC.

Sanz-Ramos, S., Presentación-Muñoz, A., González-Fernández, A., Rodal, M., and Acevedo-Borrega, J. (2024). Video games are a useful didactic tool for learning history and mathematics: a systematic review. Texto Livre, 17:e52566.

Tullis, T. S., Stetson, J. N., et al. (2004). A comparison of questionnaires for assessing website usability. In Usability professional association conference, volume 1, pages 1–12. Minneapolis, USA.

Zeybek, N. and Saygı, E. (2024). Gamification in education: Why, where, when, and how?—a systematic review. Games and Culture, 19(2):237–264.
Publicado
24/11/2025
MENEZES, Matheus Freitas de; NETTO, José Francisco de Magalhães; SILVA, Ronilson Cavalcante da. Desenvolvimento e Avaliação da Plataforma Quiz Legends: Uma Abordagem Gamificada no Processo Educacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 538-549. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12524.