Metodologias e tecnologias assistivas no ensino de biologia para deficientes visuais: uma revisão sistemática de literatura
Resumo
Esta revisão sistemática tem por objetivo mapear e analisar métodos e tecnologias assistivas aplicadas ao ensino de Biologia para estudantes com deficiência visual, com ênfase em conteúdos relacionados aos tipos sanguíneos. A pesquisa abrangeu 17 publicações entre 2019 e 2025, identificadas nas bases de dados Portal de periódicos da CAPES, IEEExplorer e Google Scholar. Os resultados revelam uma predominância de materiais táteis (maquetes em alto-relevo, mapas sensoriais e heredrogramas), soluções multimodais (softwares com feedback auditivo e interfaces de comando de voz) e abordagens pedagógicas inovadoras (aprendizagem investigativa e gamificação). Conclui-se que, embora haja avanços significativos na produção de recursos para Biologia geral, o ensino de tipos sanguíneos permanece pouco explorado, demandando pesquisa, ações e desenvolvimento de ferramentas específicas.Referências
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Publicado
24/11/2025
Como Citar
VIANA, Tânia Lobo; FÜLBER, Heleno; MERLIN, Bruno; SILVA, Uilisses Viana da; SANTOS, Viviane Almeida dos.
Metodologias e tecnologias assistivas no ensino de biologia para deficientes visuais: uma revisão sistemática de literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 629-642.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12565.
