Metodologias e tecnologias assistivas no ensino de biologia para deficientes visuais: uma revisão sistemática de literatura

  • Tânia Lobo Viana UFPA
  • Heleno Fülber UFPA
  • Bruno Merlin UFPA
  • Uilisses Viana da Silva UFPA
  • Viviane Almeida dos Santos UFPA

Resumo


Esta revisão sistemática tem por objetivo mapear e analisar métodos e tecnologias assistivas aplicadas ao ensino de Biologia para estudantes com deficiência visual, com ênfase em conteúdos relacionados aos tipos sanguíneos. A pesquisa abrangeu 17 publicações entre 2019 e 2025, identificadas nas bases de dados Portal de periódicos da CAPES, IEEExplorer e Google Scholar. Os resultados revelam uma predominância de materiais táteis (maquetes em alto-relevo, mapas sensoriais e heredrogramas), soluções multimodais (softwares com feedback auditivo e interfaces de comando de voz) e abordagens pedagógicas inovadoras (aprendizagem investigativa e gamificação). Conclui-se que, embora haja avanços significativos na produção de recursos para Biologia geral, o ensino de tipos sanguíneos permanece pouco explorado, demandando pesquisa, ações e desenvolvimento de ferramentas específicas.

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Publicado
24/11/2025
VIANA, Tânia Lobo; FÜLBER, Heleno; MERLIN, Bruno; SILVA, Uilisses Viana da; SANTOS, Viviane Almeida dos. Metodologias e tecnologias assistivas no ensino de biologia para deficientes visuais: uma revisão sistemática de literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 629-642. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12565.