Rosa Binary: Uma Ferramenta para Auxílio no Ensino da Síntese de Circuitos Digitais
Resumo
Este artigo apresenta uma ferramenta educacional voltada ao ensino da síntese de circuitos digitais. A proposta integra a minimização de expressões booleanas, via algoritmo de Quine-McCluskey, com a montagem física de circuitos sobre uma grade lógica, empregando o algoritmo A* para o traçado automático das conexões. A aplicação, desenvolvida em Java com interface Swing, busca promover a articulação entre raciocínio simbólico e representação estrutural por meio de visualização interativa. Vinte estudantes participaram da atividade, sendo que 17 concluíram todas as etapas e responderam ao questionário de avaliação. A análise dos dados, combinando estatística descritiva e categorização temática, evidenciou usabilidade satisfatória e percepção positiva quanto ao apoio à aprendizagem dos conceitos envolvidos.Referências
Callegaro, V., Marques, F. S., Klock, C. E., Rosa Júnior, L. S., Ribas, R. P., and Reis, A. I. (2010). Switchcraft: a framework for transistor network design. In 23rd Symposium on Integrated Circuits and System Design, pages 49–53. ACM.
Gururaj, M. H., Malleshappa, N., Nayak, S. N., Vadenapur, D. F., and Puradaswamy, B. P. M. (2024). Investigating the effects of software tool based learning model for minimizing the given boolean expression in computer science/digital electronics. Education and Information Technologies, 29:13787–13811.
Hacker, C. and Sitte, R. (2004). Interactive teaching of elementary digital logic design with winlogilab. IEEE Transactions on Education, 47(2):196–203.
Jiménez-Hernández, E. M., Oktaba, H., Díaz-Barriga, F., and Piattini, M. (2020). Using web-based gamified software to learn boolean algebra simplification in a blended learning setting. Computer applications in Engineering Education.
Junior, O. O. B., Aguiar, Y. P. C., and Moura, H. P. (2020). Taxonomia para avaliação de recursos digitais de aprendizagem: Proposição e análise da adequação por especialistas. In XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020).
Jurgina, L. Q., Zanandrea, R., Rosa Júnior, L. S., and Marques, F. S. (2020). Logicflow: Uma ferramenta para o auxílio de ensino-aprendizagem de circuitos digitais. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020), pages 322–331.
Klock, C. E., Ribas, P. R., and Reis, A. I. (2010). Karma: um ambiente para o aprendizado de síntese de funções booleanas. 18(2):33–42.
Mattos, H., Souza, T., Vega, A., and Saade, D. (2018). Ferramenta didática interativa utilizando a linguagem ncl: Algoritmo de quine-mccluskey.
Medeiros, A. F. (2019). Ypeduc: Uma adaptação de metodologia Ágil para o desenvolvimento de software educativo. In XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2019), pages 379–388.
Patil, S. M., Joshi, A., Sawant, N., and Jagdale, A. (2022). Web-based visualization tools to demonstrate the working of sorting and pathfinding algorithms. International Journal of Computer Applications, 184(12):13–20.
Pereira, W. S., Filho, R. J., Silva, W. R. A., Silva, R. S. T., Dantas, V. F., and Aguiar, Y. P. C. (2016). Validação de uma abordagem combinada para avaliação de software educativo: avanços e desafios. Revista Tecnologias na Educação, 16.
Rathod, S., Mishra, A., Patil, A., Dhanawade, A., and Dalvi, G. (2024). Visualization and comparative simulation of pathfinding, searching and sorting algorithms. Journal of Engineering Education Transformations, 38(2):96–105.
Sasao, T. (2012). Switching Theory for Logic Synthesis. Springer Science & Business Media, New York, NY, USA.
Trivedi, A., Pandey, K., Gupta, V., and Jha, M. K. (2023). Algorhythm – a sorting and path-finding visualizer tool to improve existing algorithms teaching methodologies. In 2023 13th International conference on Cloud Computing, Data Science and Engineering (Confluence), pages 158–163. IEEE XPlore.
Gururaj, M. H., Malleshappa, N., Nayak, S. N., Vadenapur, D. F., and Puradaswamy, B. P. M. (2024). Investigating the effects of software tool based learning model for minimizing the given boolean expression in computer science/digital electronics. Education and Information Technologies, 29:13787–13811.
Hacker, C. and Sitte, R. (2004). Interactive teaching of elementary digital logic design with winlogilab. IEEE Transactions on Education, 47(2):196–203.
Jiménez-Hernández, E. M., Oktaba, H., Díaz-Barriga, F., and Piattini, M. (2020). Using web-based gamified software to learn boolean algebra simplification in a blended learning setting. Computer applications in Engineering Education.
Junior, O. O. B., Aguiar, Y. P. C., and Moura, H. P. (2020). Taxonomia para avaliação de recursos digitais de aprendizagem: Proposição e análise da adequação por especialistas. In XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020).
Jurgina, L. Q., Zanandrea, R., Rosa Júnior, L. S., and Marques, F. S. (2020). Logicflow: Uma ferramenta para o auxílio de ensino-aprendizagem de circuitos digitais. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020), pages 322–331.
Klock, C. E., Ribas, P. R., and Reis, A. I. (2010). Karma: um ambiente para o aprendizado de síntese de funções booleanas. 18(2):33–42.
Mattos, H., Souza, T., Vega, A., and Saade, D. (2018). Ferramenta didática interativa utilizando a linguagem ncl: Algoritmo de quine-mccluskey.
Medeiros, A. F. (2019). Ypeduc: Uma adaptação de metodologia Ágil para o desenvolvimento de software educativo. In XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2019), pages 379–388.
Patil, S. M., Joshi, A., Sawant, N., and Jagdale, A. (2022). Web-based visualization tools to demonstrate the working of sorting and pathfinding algorithms. International Journal of Computer Applications, 184(12):13–20.
Pereira, W. S., Filho, R. J., Silva, W. R. A., Silva, R. S. T., Dantas, V. F., and Aguiar, Y. P. C. (2016). Validação de uma abordagem combinada para avaliação de software educativo: avanços e desafios. Revista Tecnologias na Educação, 16.
Rathod, S., Mishra, A., Patil, A., Dhanawade, A., and Dalvi, G. (2024). Visualization and comparative simulation of pathfinding, searching and sorting algorithms. Journal of Engineering Education Transformations, 38(2):96–105.
Sasao, T. (2012). Switching Theory for Logic Synthesis. Springer Science & Business Media, New York, NY, USA.
Trivedi, A., Pandey, K., Gupta, V., and Jha, M. K. (2023). Algorhythm – a sorting and path-finding visualizer tool to improve existing algorithms teaching methodologies. In 2023 13th International conference on Cloud Computing, Data Science and Engineering (Confluence), pages 158–163. IEEE XPlore.
Publicado
24/11/2025
Como Citar
OLIVEIRA, Rodrigo R.; JURGINA, Laura Quevedo; ROSA JÚNIOR, Leomar Soares da.
Rosa Binary: Uma Ferramenta para Auxílio no Ensino da Síntese de Circuitos Digitais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 664-675.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12585.
