A Computação como Componente Curricular nos anos inicias do Ensino Fundamental: Discussões sobre a BNCC Computação e o Quadro Organizador Municipal

  • Halyne Czmola UFPR
  • Elaine Cristina Grebogy UFPR
  • Fábio Roberto Petroski UTFPR
  • Fernanda Aparecida Greboge Marquette UNINTER

Resumo


Este estudo apresenta o processo de implementação da Computação como componente curricular específico para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental em rede pública de ensino na cidade de São José dos Pinhais-PR. Com base nas legislações vigentes, foi instituída a Comissão Interna de Integração Curricular do Componente de Educação Digital e Midiática, cuja atribuição incluiu a avaliação do quadro organizador que adapta a BNCC Computação ao Referencial Curricular local. Para isso, elaborou-se um instrumento avaliativo e realizaram-se análises individuais seguidas de discussões coletivas. Os resultados permitiram mapear avanços, fragilidades e desdobramentos futuros, os quais são apresentados e discutidos neste estudo.

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Publicado
24/11/2025
CZMOLA, Halyne; GREBOGY, Elaine Cristina; PETROSKI, Fábio Roberto; MARQUETTE, Fernanda Aparecida Greboge. A Computação como Componente Curricular nos anos inicias do Ensino Fundamental: Discussões sobre a BNCC Computação e o Quadro Organizador Municipal. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 773-784. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12659.