A interface em jogo: uma análise da carga cognitiva em um jogo sobre estrutura de dados

  • Jean Miguel UEA
  • Jeniffer Macena UEA / UFAM
  • Elaine Harada UFAM
  • Fernanda Pires UEA
  • Marcela Pessoa UEA

Resumo


Até que ponto os elementos de jogos podem causar sobrecarga cognitiva a ponto de impactar negativamente na aprendizagem? Este estudo, fundamentado em uma abordagem de pesquisa baseada em design (DBR), investiga a experiência do usuário em um jogo educacional sobre estruturas de dados, com foco na interface. Foram utilizados métodos qualitativos e quantitativos, como thinking aloud, NASA-TLX, MEEGA+ e heatmaps, para analisar usabilidade, estética, carga cognitiva e elementos de game design. Participaram do experimento estudantes de computação e profissionais com experiência em jogos educacionais. Os resultados indicam alta demanda cognitiva em tarefas que exigem raciocínio lógico, limitações relacionadas a legibilidade e inconsistência visual. Entretanto, o interesse no jogo e a compreensão dos conteúdos indicam que pode ser uma ferramenta promissora.

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Publicado
24/11/2025
MIGUEL, Jean; MACENA, Jeniffer; HARADA, Elaine; PIRES, Fernanda; PESSOA, Marcela. A interface em jogo: uma análise da carga cognitiva em um jogo sobre estrutura de dados. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 999-1013. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12749.