Análise da Produção de Polo Amazônico do Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF)
Resumo
Este artigo apresenta uma análise documental da produção acadêmica do Polo 29 do MNPEF, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), entre 2020 e 2025, considerando dissertações, produtos educacionais e dados institucionais. A pesquisa, de natureza qualitativa, evidencia uma predominância de sequências didáticas e jogos educativos, com concentração temática em Física de Partículas. Identificaram-se competências desenvolvidas pelos discentes, como letramento digital, uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e aplicação de metodologias ativas. Os resultados revelam forte alinhamento com os objetivos formativos do programa e apontam a necessidade de diversificação temática e fortalecimento de competências para uso de tecnologias emergentes. O estudo contribui para a compreensão dos impactos formativos do MNPEF e oferece subsídios para ações de melhoria contínua.Referências
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Publicado
24/11/2025
Como Citar
MOREIRA, Alexandre R.; LIMA, Carlos Eduardo S.; GOMES JUNIOR, Walgney F.; SILVA, Ilton Barros da; GRANHEN, Edney Ramos; SOUSA, Léia Sousa de.
Análise da Produção de Polo Amazônico do Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF). In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 1014-1026.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12759.
