Análise da Produção de Polo Amazônico do Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF)

  • Alexandre R. Moreira Unifesspa
  • Carlos Eduardo S. Lima Unifesspa
  • Walgney F. Gomes Junior Unifesspa
  • Ilton Barros da Silva Unifesspa
  • Edney Ramos Granhen Unifesspa
  • Léia Sousa de Sousa Unifesspa

Resumo


Este artigo apresenta uma análise documental da produção acadêmica do Polo 29 do MNPEF, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), entre 2020 e 2025, considerando dissertações, produtos educacionais e dados institucionais. A pesquisa, de natureza qualitativa, evidencia uma predominância de sequências didáticas e jogos educativos, com concentração temática em Física de Partículas. Identificaram-se competências desenvolvidas pelos discentes, como letramento digital, uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e aplicação de metodologias ativas. Os resultados revelam forte alinhamento com os objetivos formativos do programa e apontam a necessidade de diversificação temática e fortalecimento de competências para uso de tecnologias emergentes. O estudo contribui para a compreensão dos impactos formativos do MNPEF e oferece subsídios para ações de melhoria contínua.

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Publicado
24/11/2025
MOREIRA, Alexandre R.; LIMA, Carlos Eduardo S.; GOMES JUNIOR, Walgney F.; SILVA, Ilton Barros da; GRANHEN, Edney Ramos; SOUSA, Léia Sousa de. Análise da Produção de Polo Amazônico do Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF). In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1014-1026. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12759.