Uso da Realidade Aumentada no Ensino e Aprendizagem de Ciências e Biologia no Ensino Fundamental e Médio: Uma Revisão Sistemática de Literatura

  • João V. M. Freitas UERN
  • Thiago F. A. Da Silva UERN
  • Gabryella R. Rodrigues IFPA
  • Alline B. Oliveira Uminho
  • Sebastião E. Alves Filho UERN
  • Ceres G. B. Morais UERN

Resumo


Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre o uso da Realidade Aumentada (RA) no ensino de Ciências e Biologia, abrangendo os níveis fundamental e médio e analisando 15 estudos publicados entre 2019 e 2024. Foram identificadas ferramentas, áreas de aplicação, dispositivos, tecnologias e as principais tendências pedagógicas associadas ao uso da RA. Os resultados mostram o uso predominante de dispositivos móveis e plataformas de desenvolvimento como o Unity 3D nas soluções educacionais baseadas em RA.

Referências

Azuma, R. T. (1997). A survey of augmented reality. “Presence: Teleoperators & Virtual Environments”, 6(4), 355–385. Disponível em: [link] Acesso em: 3 jun. 2025.

Azzahra, W., Diana, S., e Nuraeni, E. (2024). “Integration of Augmented Reality (AR) in Biology Education: A Systematic Literature Review”. The Eurasia Proceedings of Educational and Social Sciences, 34, 61–70 [link]

Carvalho, M. C. P. de; Sousa, A. de J.; Fraiha-Martins, F. (2022) “Realidade Aumentada como ferramenta tecnológica na Formação de professores de Ciências”. Educitec Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e197122, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1971. Disponível em: [link] Acesso em: 6 jun. 2025.

Davis, F. (1989). “Perceived Usefulness, Perceived Ease of Use, and User Acceptance of Information Technology”. MIS Quarterly, 13(3), 319–340. Disponível em : [link]. Acesso em: 2 jun. 2025.

Faria, A.; Miranda, G. L. (2023) “Efeitos da realidade aumentada na aprendizagem das ciências naturais: uma revisão sistemática da literatura”. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, n. 50, p. 44–57. DOI: 10.17013/risti.50.44–57. Disponível em: [link]. Acesso em: 2 jun. 2025

Faria, A.; Miranda, G. L. (2024). “Augmented Reality in Natural Sciences and Biology Teaching: Systematic Literature Review and Meta-Analysis”. Emerging Science Journal, 8(4), 1666–1685 [link] Acesso em: 2 jun. 2025.

Ferreira, C. E. A.; Mazon, J.; Pozzebon, E.; Okada, A. .; Costa, A. M. (2022) “Augmented Reality to support Science education in the context of the Covid-19 pandemic: a case study”. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 12, p. e503111234826. DOI: 10.33448/rsd-v11i12.34826. Disponível em: [link]. Acesso em: 7 jun. 2025.

Ferreira, G.; Pereira, S. (2020) “Realidade aumentada e ensino de Ciências da Natureza através de uma experiência interdisciplinar”. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – CIAED, 26. Anais [...]. [S.l.]: ABED, 2020. DOI: 10.17143/ciaed.XXVICIAED.2020.53540. Disponível em: [link] Acesso em: 6 jun. 2025.

Ferreira, P. H. da S.; Zorzal, E. R. (2018) “Aplicação de Realidade Aumentada para Apoiar o Ensino do Sistema Solar”. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 29., 2018, Fortaleza. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. p. 1784–1787. Disponível em: [link]. Acesso em: 6 jun. 2025.

Keller, J. M. (2010) “Motivational design for learning and performance: the ARCS model approach”. Boston: Springer. Disponível em: [link] Acesso em: 2 jun. 2025.

Kitchenham, B., Charters, S. (2007) “Guidelines for performing systematic literature reviews in Software Engineering”. Citeseer.

Nakagawa, E. Y., Scannavino, K. R. F., Fabbri, S. C. P. F., Ferrari, F. C. (2017) “Revisão sistemática da literatura em engenharia de software: teoria e prática”. Elsevier Brasil.

Oliveira, L. A. F. de; Pinto, A. das N.; Pagel, C. H.; Barwaldt, R.; Silveira, D. da S. (2024). “Tecnologia Emergente: uma Revisão Sistemática no Ensino de Biologia Sobre o Uso da Realidade Aumentada”. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 24, n. 4, p. 546–552. DOI: 10.17921/2447-8733.2023v24n4p546-552. Disponível em: [link] Acesso em: 7 jun. 2025.

Rukmini, D., Sofwan, A., Fauziati, E., Nurkamto, J. (2023) “Artificial intelligence in education: Exploring students’ perceptions in Indonesian higher education”. Raden Mas: Jurnal Pendidikan Dasar, v. 4, n. 2, p. 94–106. DOI: 10.22219/radenmas.v4i2.32636. Disponível em: [link]. Acesso em: 3 jun. 2025.

Tori, R.; Kirner, C.; Siscoutto, R. (2006) “Fundamentos e tecnologia da realidade virtual e aumentada”. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação.
Publicado
24/11/2025
FREITAS, João V. M.; SILVA, Thiago F. A. Da; RODRIGUES, Gabryella R.; OLIVEIRA, Alline B.; ALVES FILHO, Sebastião E.; MORAIS, Ceres G. B.. Uso da Realidade Aumentada no Ensino e Aprendizagem de Ciências e Biologia no Ensino Fundamental e Médio: Uma Revisão Sistemática de Literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1056-1067. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12771.