Inovação no Ensino de Lógica: Desenvolvimento e Avaliação de uma Ferramenta para Construção de Tabelas Verdade
Resumo
Este artigo apresenta a ferramenta Construir Tabelas, integrada ao ambiente Trueble, voltada ao ensino de lógica proposicional por meio da construção manual de tabelas verdade com feedback. A implementação inclui teclado lógico customizado, detecção de subfórmulas e fluxo interativo de validação. A usabilidade foi avaliada por meio de inspeção heurística com quatro especialistas. Foram identificados 42 problemas, sendo os mais críticos relacionados à prevenção de erros, visibilidade de status e consistência visual. Propomos correções prioritárias e, como trabalhos futuros, sugerimos testes com estudantes, recursos de gamificação, relatórios para docentes e funcionalidades de acessibilidade para ampliar o uso da ferramenta em contextos educacionais.Referências
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Publicado
24/11/2025
Como Citar
MOURA, Guilherme; SIFUENTES, Eduarda Munhoz; POLTRONIERI, Ildevana; FINGER, Alice.
Inovação no Ensino de Lógica: Desenvolvimento e Avaliação de uma Ferramenta para Construção de Tabelas Verdade. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 1081-1093.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12780.
