PythonCraft: Jogo Educacional para reforçar a Aprendizagem de Python, utilizando a Plataforma Minecraft Education

  • Alyson S. Silva UEA
  • Luiza M. D. Schirmer UEA
  • Henrique T. Jardim UEA
  • Diego A. Belarmino UEA
  • Davi P. Garcia UEA
  • Andreza B. Mourão UEA

Resumo


Este artigo apresenta um jogo educacional aplicado na disciplina de Introdução à Programação de Computadores para reforçar conteúdos de estruturas de controle. As estratégias do pensamento computacional e gamificação foram implementadas por nível em cada minigame, tendo como diferencial o Dojo de Programação na última fase. O método de avaliação foi definido por nível e observação dos aplicadores. A intervenção pedagógica foi imediata considerando os domínios de sintaxe, interação, conteúdo e conceitos matemáticos. A avaliação do ensino, aprendizagem, acessibilidade e usabilidade foi realizada por meio da aplicação de questionário, os resultados demonstraram que a plataforma promove e avalia a aprendizagem de forma engajadora e lúdica.

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Publicado
24/11/2025
SILVA, Alyson S.; SCHIRMER, Luiza M. D.; JARDIM, Henrique T.; BELARMINO, Diego A.; GARCIA, Davi P.; MOURÃO, Andreza B.. PythonCraft: Jogo Educacional para reforçar a Aprendizagem de Python, utilizando a Plataforma Minecraft Education. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1094-1107. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12786.