Pensamento Computacional na Educação Alimentar: Um Estudo sobre Abstração com Aprendizagem Baseada em Problemas e Scratch
Resumo
O estudo investigou a integração do Pensamento Computacional e da Aprendizagem Baseada em Problemas na educação alimentar de 23 adolescentes do ensino médio, usando Scratch. A pesquisa, realizada em uma escola pública no interior do RS, demonstrou que essa metodologia interdisciplinar e o trabalho colaborativo promoveram aprendizagem contextualizada sobre alimentação saudável e desenvolveram as habilidades de Pensamento Computacional, mesmo em alunos sem experiência prévia em programação.Referências
André Carvalho, Fernando Santiago dos Santos, J. B. A. S. H. d. A. C. (2016). Coleção Ser Protagonista da Disciplina de Biologia, 1º do Ensino Médio. Edições SM. Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM.
Bona, A., Rocha, K., and Basso, M. (2023). Uma prática investigativa com dobraduras ancorada no pensamento computacional e na abstração reflexionante. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola, pages 202–212, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Brennan, K. and Resnick, M. (2022). Rethinking abstraction in computational thinking education. International Journal of Child-Computer Interaction, 35:100405.
Brodeur, A. G. (1916). The Prose Edda. American-Scandinavian Foundation.
Campos, M. and Oliveira, P. (2022). Engaging students with computational thinking through problem-based learning: Results from an experimental study. Journal of Interactive Learning Research, 33(4):265–287.
Capistrano, G. B., Costa, M. M., de Freitas, A. E., Lopes, P. R. S., Gonzáles, A. I., Sonza, A., and Lamounier, J. A. (2022). Obesidade infantil e suas consequências: uma revisão da literatura. Conjecturas, 22(2):47–58.
Carvalho, L. F. C. and Rodrigues, F. D. A. A. (2024). Uma perspectiva neurocientífica sobre a obesidade na infância e adolescência e seus impactos na saúde da coluna. Revista Científica De Salud Y Desarrollo Humano, 5(1):107–125.
Costa, A., Costa, J., and Vieira Junior, M. (2023). A integração de tecnologias educacionais no ensino promove o desenvolvimento do pensamento computacional. Revista New Science Education, 15(3):446–859.
De Bona, A. S. (2022). A resolução de problemas investigativos de matemática e o pensamento computacional na escola básica: um processo complexo de abstração segundo a teoria de piaget. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, 5(especial).
Ehsanifar, M., Dekamini, F., Spulbar, C., Birau, R., Khazaei, M., and Bărbăcioru, I. C. (2023). A sustainable pattern of waste management and energy efficiency in smart homes using the internet of things (iot). Sustainability, 15(6):5081.
Fauziah, N. D., Rahayu, P., and Putri, H. E. (2024). The influence of scratch-assisted problem based learning (pbl) model on improving elementary school students’ mathematical understanding ability. Educational Studies and Research Journal, 1(3):134–138. Acesso em: 29 jun. 2025.
Freitas, M. and Almeida, J. (2022). The synergy of problem-based learning and computational thinking: A study in secondary education. Education and Information Technologies, 27:1023–1042.
Gadelha, J. G., do Nascimento, F. W. Á., dos Santos, A. A., and da Silva, K. L. M. (2024). Alimentação e exercício físico: os benefícios proporcionados à saúde. Revista Contemporânea, 4(2):e3232–e3232.
Gregor, S., Chandra Kruse, L., and Seidel, S. (2020). The anatomy of a design principle. Journal of the Association for Information Systems, 21:1622–1652.
Grover, S. and Pea, R. D. (2021). Critical challenges in computational thinking education: Recent developments and future directions. Journal of Educational Computing Research, 59(1):149–171.
Holopainen, J., Mattila, O., Pöyry, E., and Parvinen, P. (2020). Applying design science research methodology in the development of virtual reality forest management services. Forest Policy and Economics, 116:102190.
Köhler, C., Bartschke, A., Fürstenau, D., Schaaf, T., and Salgado-Baez, E. (2024). The value of smartwatches in the health care sector for monitoring, nudging, and predicting: Viewpoint on 25 years of research. Journal of Medical Internet Research, 26:e58936.
Komatsu, R. S. (2020). Aprendizagem baseada em problemas: um caminho para a transformação curricular. Revista Brasileira de Educação Médica, 23:32–37.
Lab, M. M. (2025). Scratch: Programming for everyone. Acessado em: 30 junho 2025.
Mogollón, N. D. W. H. H., Chinchilla, Z. F. A. G., and Wever, N. D. (2021). Consumo de macronutrientes y micronutrientes en adolescentes intake of macronutrients and micronutrients in adolescents.
Neves, S. C., Rodrigues, L. M., Bento, P. A. d. S. S., and Minayo, M. C. d. S. (2021). Os fatores de risco envolvidos na obesidade no adolescente: uma revisão integrativa. Ciência & saúde coletiva, 26:4871–4884.
Norris, S. A., Frongillo, E. A., Black, M. M., Dong, Y., Fall, C., Lampl, M., Liese, A. D., Naguib, M., Prentice, A., Rochat, T., et al. (2022). Nutrition in adolescent growth and development. The lancet, 399(10320):172–184.
Patel, R., Almeida, A., and Nagarajan, R. (2023). A review on smart home systems: Architectures, technologies, applications, and challenges. Sustainable Cities and Society, 95:104685.
Safitri, R., Alnedral, Gusril, Wahyuri, A. S., and Ockta, Y. (2024). The impacts of the project-based learning and problem-based learning models with self-confidence on students’ learning outcomes. Indonesian Research Journal in Education —IRJE—, 8(1):269–283.
Santos, I., Grebogi, E., Pereira, R., and Castilho, M. (2023). Papc – protocolo para avaliação por critérios do pensamento computacional no ensino fundamental 1. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1557–1568, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Souza, A. d. M., Barufaldi, L. A., Abreu, G. d. A., Giannini, D. T., Oliveira, C. L. d., Santos, M. M. d., Leal, V. S., and Vasconcelos, F. d. A. G. (2016). Erica: ingestão de macro e micronutrientes em adolescentes brasileiros. Revista de Saúde Pública, 50:5s.
Tana, C. M. and Amâncio, N. d. F. G. (2023). Consequências do tempo de tela na vida de crianças e adolescentes. Research, Society and Development, 12(1):e11212139423–e11212139423.
Timotheou, S., Miliou, O., Dimitriadis, Y., Sobrino, S. V., Giannoutsou, N., Cachia, R., Monés, A. M., and Ioannou, A. (2023). Impacts of digital technologies on education and factors influencing schools’ digital capacity and transformation: A literature review. Education and information technologies, 28(6):6695–6726.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.
Bona, A., Rocha, K., and Basso, M. (2023). Uma prática investigativa com dobraduras ancorada no pensamento computacional e na abstração reflexionante. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola, pages 202–212, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Brennan, K. and Resnick, M. (2022). Rethinking abstraction in computational thinking education. International Journal of Child-Computer Interaction, 35:100405.
Brodeur, A. G. (1916). The Prose Edda. American-Scandinavian Foundation.
Campos, M. and Oliveira, P. (2022). Engaging students with computational thinking through problem-based learning: Results from an experimental study. Journal of Interactive Learning Research, 33(4):265–287.
Capistrano, G. B., Costa, M. M., de Freitas, A. E., Lopes, P. R. S., Gonzáles, A. I., Sonza, A., and Lamounier, J. A. (2022). Obesidade infantil e suas consequências: uma revisão da literatura. Conjecturas, 22(2):47–58.
Carvalho, L. F. C. and Rodrigues, F. D. A. A. (2024). Uma perspectiva neurocientífica sobre a obesidade na infância e adolescência e seus impactos na saúde da coluna. Revista Científica De Salud Y Desarrollo Humano, 5(1):107–125.
Costa, A., Costa, J., and Vieira Junior, M. (2023). A integração de tecnologias educacionais no ensino promove o desenvolvimento do pensamento computacional. Revista New Science Education, 15(3):446–859.
De Bona, A. S. (2022). A resolução de problemas investigativos de matemática e o pensamento computacional na escola básica: um processo complexo de abstração segundo a teoria de piaget. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, 5(especial).
Ehsanifar, M., Dekamini, F., Spulbar, C., Birau, R., Khazaei, M., and Bărbăcioru, I. C. (2023). A sustainable pattern of waste management and energy efficiency in smart homes using the internet of things (iot). Sustainability, 15(6):5081.
Fauziah, N. D., Rahayu, P., and Putri, H. E. (2024). The influence of scratch-assisted problem based learning (pbl) model on improving elementary school students’ mathematical understanding ability. Educational Studies and Research Journal, 1(3):134–138. Acesso em: 29 jun. 2025.
Freitas, M. and Almeida, J. (2022). The synergy of problem-based learning and computational thinking: A study in secondary education. Education and Information Technologies, 27:1023–1042.
Gadelha, J. G., do Nascimento, F. W. Á., dos Santos, A. A., and da Silva, K. L. M. (2024). Alimentação e exercício físico: os benefícios proporcionados à saúde. Revista Contemporânea, 4(2):e3232–e3232.
Gregor, S., Chandra Kruse, L., and Seidel, S. (2020). The anatomy of a design principle. Journal of the Association for Information Systems, 21:1622–1652.
Grover, S. and Pea, R. D. (2021). Critical challenges in computational thinking education: Recent developments and future directions. Journal of Educational Computing Research, 59(1):149–171.
Holopainen, J., Mattila, O., Pöyry, E., and Parvinen, P. (2020). Applying design science research methodology in the development of virtual reality forest management services. Forest Policy and Economics, 116:102190.
Köhler, C., Bartschke, A., Fürstenau, D., Schaaf, T., and Salgado-Baez, E. (2024). The value of smartwatches in the health care sector for monitoring, nudging, and predicting: Viewpoint on 25 years of research. Journal of Medical Internet Research, 26:e58936.
Komatsu, R. S. (2020). Aprendizagem baseada em problemas: um caminho para a transformação curricular. Revista Brasileira de Educação Médica, 23:32–37.
Lab, M. M. (2025). Scratch: Programming for everyone. Acessado em: 30 junho 2025.
Mogollón, N. D. W. H. H., Chinchilla, Z. F. A. G., and Wever, N. D. (2021). Consumo de macronutrientes y micronutrientes en adolescentes intake of macronutrients and micronutrients in adolescents.
Neves, S. C., Rodrigues, L. M., Bento, P. A. d. S. S., and Minayo, M. C. d. S. (2021). Os fatores de risco envolvidos na obesidade no adolescente: uma revisão integrativa. Ciência & saúde coletiva, 26:4871–4884.
Norris, S. A., Frongillo, E. A., Black, M. M., Dong, Y., Fall, C., Lampl, M., Liese, A. D., Naguib, M., Prentice, A., Rochat, T., et al. (2022). Nutrition in adolescent growth and development. The lancet, 399(10320):172–184.
Patel, R., Almeida, A., and Nagarajan, R. (2023). A review on smart home systems: Architectures, technologies, applications, and challenges. Sustainable Cities and Society, 95:104685.
Safitri, R., Alnedral, Gusril, Wahyuri, A. S., and Ockta, Y. (2024). The impacts of the project-based learning and problem-based learning models with self-confidence on students’ learning outcomes. Indonesian Research Journal in Education —IRJE—, 8(1):269–283.
Santos, I., Grebogi, E., Pereira, R., and Castilho, M. (2023). Papc – protocolo para avaliação por critérios do pensamento computacional no ensino fundamental 1. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1557–1568, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Souza, A. d. M., Barufaldi, L. A., Abreu, G. d. A., Giannini, D. T., Oliveira, C. L. d., Santos, M. M. d., Leal, V. S., and Vasconcelos, F. d. A. G. (2016). Erica: ingestão de macro e micronutrientes em adolescentes brasileiros. Revista de Saúde Pública, 50:5s.
Tana, C. M. and Amâncio, N. d. F. G. (2023). Consequências do tempo de tela na vida de crianças e adolescentes. Research, Society and Development, 12(1):e11212139423–e11212139423.
Timotheou, S., Miliou, O., Dimitriadis, Y., Sobrino, S. V., Giannoutsou, N., Cachia, R., Monés, A. M., and Ioannou, A. (2023). Impacts of digital technologies on education and factors influencing schools’ digital capacity and transformation: A literature review. Education and information technologies, 28(6):6695–6726.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.
Publicado
24/11/2025
Como Citar
GREGO, José Bolivar Gomes; MOTA, Fernanda Pinto; PINTO, Adriana da Silva; MANICA, Edimar; PAULA, Alexandre Abreu de.
Pensamento Computacional na Educação Alimentar: Um Estudo sobre Abstração com Aprendizagem Baseada em Problemas e Scratch. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 1133-1146.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12801.
