Baralho da Descoberta: a construção do conceito de circuito elétrico na perspectiva da Equilibração

  • David Machado UFRGS
  • Rosane Aragón UFRGS

Resumo


Esta pesquisa investigou a construção do conceito de circuito elétrico em estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, à luz da Teoria da Equilibração (PIAGET, 1976). Pautou-se em um estudo de observação participante, com abordagem qualitativa, em torno da interação dos sujeitos com o instrumento criado: um jogo de cartas denominado Baralho da Descoberta, apoiado em desafios progressivos utilizando a placa Makey Makey. O estudo analisou como os desequilíbrios cognitivos, promovidos pelo jogo, mobilizaram os processos de aprendizagem dos sujeitos. A análise revelou que os desequilíbrios produziram perturbações cognitivas significativas, mobilizando mecanismos de regulação e equilibração majorante, evidenciados pela capacidade dos estudantes de antecipar resultados, explorar materiais e elaborar arranjos distintos dos sugeridos.

Referências

CAMPOS, Flavio Rodrigues. A robótica para uso educacional. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2019.

CAPISTRANO CUNHA SOARES, I. Proposta didática para o ensino de eletricidade para o 8º ano do Ensino Fundamental: transformando a sala em um laboratório. Journal of Education Science and Health, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 1–10, 2024. DOI: 10.52832/jesh.v4i3.442. Disponível em: [link]. Acesso em: 9 jun. 2025.

D’ABREU, João. Robótica educacional nos anos iniciais: possibilidades e desafios para a construção de conceitos científicos. In: SOBREIRA, Elaine; VIVEIRO, Alessandra; D’ABREU, João. Do Paper Circuit à programação de Arduino com Scratch: uma sequência didática para aprendizagem do conteúdo de energia nos anos iniciais do ensino fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 2016. Anais [...]. p. 456–465.

FOKIDES, Emmanuel; PAPOUTSI, Alexandra. Using Makey-Makey for teaching electricity to primary school students: a pilot study. Education and Information Technologies, v. 25, n. 2, p. 1193–1215, 2020.

GARAFALO, Débora Denise. Robótica com sucata: uma educação criativa para todos. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 15, n. 34, p. 1–21, 2019.

LOPES, Almir Rogério da Silva; CRUZ, Ellen; SIEBRA, Clauirton. Uma análise com foco quantitativo sobre o uso da Robótica Educacional no ensino da Física. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24., 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018. p. 99–108. DOI: 10.5753/cbie.wie.2018.99.

PAPERT, Seymour. Mindstorms: children, computers, and powerful ideas. New York: Basic Books, 1980.

PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas: o problema central do conhecimento. Rio de Janeiro: Kahar Editores, 1976.

SOBREIRA, Elaine; VIVEIRO, Alessandra; D'ABREU, João. Do Paper Circuit à programação de Arduino com Scratch: uma sequência didática para aprendizagem do conteúdo de energia nos anos iniciais do ensino fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 2016. Anais [...]. p. 456–465.
Publicado
24/11/2025
MACHADO, David; ARAGÓN, Rosane. Baralho da Descoberta: a construção do conceito de circuito elétrico na perspectiva da Equilibração. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1248-1258. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12856.