Plataforma Codefólio: Uma Ferramenta para Potencializar o Aprendizado no Contexto do Ensino Híbrido
Resumo
O avanço do ensino híbrido demanda soluções que combinem personalização, automação e protagonismo do estudante. Este trabalho apresenta a plataforma Codefólio, concebida para apoiar o Educador 5.0 na criação e mediação de trilhas formativas. A plataforma integra inteligência aumentada (IAu) para a organização de conteúdos em blocos de microaprendizagem, geração automática de questionários e uso de gamificação para promover o engajamento. O docente mantém-se no centro das decisões pedagógicas, atuando como curador dos conteúdos e questionários gerados por Inteligência Artificial (IA), podendo inclusive customizar a geração dos mesmos. O sistema ainda fornece dashboards detalhados com métricas de aprendizagem, favorecendo intervenções responsivas. A avaliação da plataforma em ambiente real indicou alta aceitação pelos estudantes, evidenciando o potencial da plataforma para fortalecer práticas educacionais centradas no estudante.Referências
Alammar, J. and Grootendorst, M. (2024). Hands-On Large Language Models: Language Understanding and Generation. O’Reilly Media.
Bacich, L. (2016). Ensino híbrido: Proposta de formação de professores para uso integrado das tecnologias digitais nas ações de ensino e aprendizagem. In Anais do XXII Workshop de Informática na Escola, pages 679–687, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Bhowmick, A. K., Jagmohan, A., Vempaty, A., Dey, P., Hall, L., Hartman, J., Kokku, R., and Maheshwari, H. (2023). Automating question generation from educational text. In Bramer, M. and Stahl, F., editors, Artificial Intelligence XL, pages 437–450, Cham. Springer Nature Switzerland.
Brundage, M., Avin, S., Wang, J., Belfield, H., Krueger, G., Hadfield, G., Khlaaf, H., Yang, J., Toner, H., Fong, R., et al. (2020). Toward trustworthy ai development: mechanisms for supporting verifiable claims. arXiv preprint arXiv:2004.07213.
Chen, L., Chen, P., and Lin, Z. (2020). Artificial intelligence in education: A review. IEEE Access, 8:75264–75278.
Dijkstra, R., Genç, Z., Kayal, S., and Kamps, J. (2022). Reading comprehension quiz generation using generative pre-trained transformers. In iTextbooks@AIED.
Diwan, C., Srinivasa, S., Suri, G., Agarwal, S., and Ram, P. (2023). Ai-based learning content generation and learning pathway augmentation to increase learner engagement. Computers and Education: Artificial Intelligence, 4:100110.
Khan, S. M., Hamer, J., and Almeida, T. (2021). Generate: A nlg system for educational content creation. In Educational Data Mining.
Khang, A., Muthmainnah, M., Seraj, P. M. I., Al Yakin, A., and Obaid, A. J. (2023). Ai-aided teaching model in education 5.0. In Handbook of Research on AI-Based Technologies and Applications in the Era of the Metaverse, pages 83–104. IGI Global.
Martins, F., Cezarino, L. O., Challco, G. C., Liboni, L., Dermeval, D., Bittencourt, I., Paiva, R., da Silva, A., Marques, L., Isotani, S., and Bittencourt, I. I. (2024). The role of hybrid learning in achieving the sustainable development goals. Sustainable Development, n/a(n/a).
Moran, J. (2015). Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 3(1).
Pesovski, I., Santos, R., Henriques, R., and Trajkovik, V. (2024). Generative ai for customizable learning experiences. Sustainability, 16(7).
Ratinho, E. and Martins, C. (2023). The role of gamified learning strategies in student’s motivation in high school and higher education: A systematic review. Heliyon, 9(8):e19033.
Subhash, S. and Cudney, E. A. (2018). Gamified learning in higher education: A systematic review of the literature. Computers in Human Behavior, 87:192–206.
Teles, L. and Nagumo, E. (2023). Uma inteligência artificial na educação para além do modelo behaviorista. Revista Ponto De Vista, 12(3):01–15.
Vázquez-Cano, E. (2021). Artificial intelligence and education: A pedagogical challenge for the 21st century. Educational Process International Journal.
Yau, K.-L. A., Lee, H. J., Chong, Y.-W., Ling, M. H., Syed, A. R., Wu, C., and Goh, H. G. (2021). Augmented intelligence: surveys of literature and expert opinion to understand relations between human intelligence and artificial intelligence. IEEE access, 9:136744–136761.
Zeinalipour, K., Keptiğ, Y. G., Maggini, M., and Gori, M. (2025). Automating turkish educational quiz generation using large language models. In Intelligent Systems and Pattern Recognition, pages 246–260, Cham. Springer Nature Switzerland.
Zheng, N.-n., Liu, Z.-y., Ren, P.-j., Ma, Y.-q., Chen, S.-t., Yu, S.-y., Xue, J.-r., Chen, B.-d., and Wang, F.-y. (2017). Hybrid-augmented intelligence: Collaboration and cognition. Frontiers of Information Technology & Electronic Engineering, 18(2):153–179.
Bacich, L. (2016). Ensino híbrido: Proposta de formação de professores para uso integrado das tecnologias digitais nas ações de ensino e aprendizagem. In Anais do XXII Workshop de Informática na Escola, pages 679–687, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Bhowmick, A. K., Jagmohan, A., Vempaty, A., Dey, P., Hall, L., Hartman, J., Kokku, R., and Maheshwari, H. (2023). Automating question generation from educational text. In Bramer, M. and Stahl, F., editors, Artificial Intelligence XL, pages 437–450, Cham. Springer Nature Switzerland.
Brundage, M., Avin, S., Wang, J., Belfield, H., Krueger, G., Hadfield, G., Khlaaf, H., Yang, J., Toner, H., Fong, R., et al. (2020). Toward trustworthy ai development: mechanisms for supporting verifiable claims. arXiv preprint arXiv:2004.07213.
Chen, L., Chen, P., and Lin, Z. (2020). Artificial intelligence in education: A review. IEEE Access, 8:75264–75278.
Dijkstra, R., Genç, Z., Kayal, S., and Kamps, J. (2022). Reading comprehension quiz generation using generative pre-trained transformers. In iTextbooks@AIED.
Diwan, C., Srinivasa, S., Suri, G., Agarwal, S., and Ram, P. (2023). Ai-based learning content generation and learning pathway augmentation to increase learner engagement. Computers and Education: Artificial Intelligence, 4:100110.
Khan, S. M., Hamer, J., and Almeida, T. (2021). Generate: A nlg system for educational content creation. In Educational Data Mining.
Khang, A., Muthmainnah, M., Seraj, P. M. I., Al Yakin, A., and Obaid, A. J. (2023). Ai-aided teaching model in education 5.0. In Handbook of Research on AI-Based Technologies and Applications in the Era of the Metaverse, pages 83–104. IGI Global.
Martins, F., Cezarino, L. O., Challco, G. C., Liboni, L., Dermeval, D., Bittencourt, I., Paiva, R., da Silva, A., Marques, L., Isotani, S., and Bittencourt, I. I. (2024). The role of hybrid learning in achieving the sustainable development goals. Sustainable Development, n/a(n/a).
Moran, J. (2015). Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 3(1).
Pesovski, I., Santos, R., Henriques, R., and Trajkovik, V. (2024). Generative ai for customizable learning experiences. Sustainability, 16(7).
Ratinho, E. and Martins, C. (2023). The role of gamified learning strategies in student’s motivation in high school and higher education: A systematic review. Heliyon, 9(8):e19033.
Subhash, S. and Cudney, E. A. (2018). Gamified learning in higher education: A systematic review of the literature. Computers in Human Behavior, 87:192–206.
Teles, L. and Nagumo, E. (2023). Uma inteligência artificial na educação para além do modelo behaviorista. Revista Ponto De Vista, 12(3):01–15.
Vázquez-Cano, E. (2021). Artificial intelligence and education: A pedagogical challenge for the 21st century. Educational Process International Journal.
Yau, K.-L. A., Lee, H. J., Chong, Y.-W., Ling, M. H., Syed, A. R., Wu, C., and Goh, H. G. (2021). Augmented intelligence: surveys of literature and expert opinion to understand relations between human intelligence and artificial intelligence. IEEE access, 9:136744–136761.
Zeinalipour, K., Keptiğ, Y. G., Maggini, M., and Gori, M. (2025). Automating turkish educational quiz generation using large language models. In Intelligent Systems and Pattern Recognition, pages 246–260, Cham. Springer Nature Switzerland.
Zheng, N.-n., Liu, Z.-y., Ren, P.-j., Ma, Y.-q., Chen, S.-t., Yu, S.-y., Xue, J.-r., Chen, B.-d., and Wang, F.-y. (2017). Hybrid-augmented intelligence: Collaboration and cognition. Frontiers of Information Technology & Electronic Engineering, 18(2):153–179.
Publicado
24/11/2025
Como Citar
CIOCCA, Matheus M.; FERREIRA, Emanuel C.; SILVA, Gabriel B. da; QUINCOZES, Camilla C. B.; QUINCOZES, Silvio E.; SOUZA, Paulo S. S. de.
Plataforma Codefólio: Uma Ferramenta para Potencializar o Aprendizado no Contexto do Ensino Híbrido. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 1276-1289.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12881.
