Avaliação do aprendizado do Pensamento Computacional: um Mapeamento Sistemático da Literatura
Resumo
Este artigo apresenta uma análise sobre a avaliação do Pensamento Computacional (PC) na Educação Básica em três bases acadêmicas entre o ano de 2016 e 2025. Um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) foi conduzido com foco em trabalhos que avaliavam o aprendizado do PC em alunos da Educação Básica com o propósito de identificar quais estratégias e metodologias de avaliação são utilizadas. Foram identificadas 913 abordagens distintas utilizadas para a avaliação do PC, sendo que após o processo resultou-se em 52 trabalhos. Os resultados confirmam que há ausência de métodos e métricas padronizadas para avaliação e revelam o uso crescente de recursos digitais e automatizados e a presença de jogos como instrumentos avaliativos.
Referências
Avila, C., Cavalheiro, S., Bordini, A., Marques, M., Cardoso, M., and Feijó, G. (2017). Metodologias de avaliação do pensamento computacional: uma revisão sistemática. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 28, page 113.
Brackmann (2025). Computação na educação básica. [link]. [Acesso em: 9 jun. 2025].
Brasil (2022). Ministério da educação. conselho nacional de educação. parecer homologado sobre normas para computação na educação básica - complemento à bncc. Disponível em: [link].
Caballero-Gonzalez, Y. (2022). Computational thinking, a discipline to enhance digital skills such as programming. In 2022 8th International Engineering, Sciences and Technology Conference (IESTEC), pages 354–359.
Castilho, M., Grebogy, E., and Santos, I. (2019). O pensamento computacional no ensino fundamental i. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, pages 461–470, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Cavalheiro, S., Pernas, A., de Aguiar, M., Foss, L., Bois, A. D., Reiser, R., Piana, C., and Weisshahn, Y. (2016). Information organization via computational thinking: case study in a primary school classroom. In Anais do XXIV Workshop sobre Educação em Computação, pages 2176–2185, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Conde, M. A., Fernández, C., Rodríguez-Sedano, F., González-Barrientos, C., Ramos, M., Jesus, M., Gonçalves, J., Reimann, D., García Peñalvo, F. J., and Jormanainen, I. (2021). Robosteam project the pilot phases. In Ninth International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality (TEEM’21), TEEM’21, page 44–50, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Fernandes, K., Aranha, E., and Lucena, M. (2021). Game criativo: Desenvolvendo habilidades de pensamento computacional, leitura e escrita através da criação de jogos. In Anais Estendidos do X Congresso Brasileiro de Informática na Educação, pages 61–70, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Fernandes, K. T., da Silva Aranha, E. H., Lucena, M. J. N. R., and de Souza Fernandes, G. L. (2020). Developing computational thinking and reading and writing skills through an approach for creating games. In 2020 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–8.
França, C. and Silva, C. G. (2020). Identificação de critérios para avaliação do pensamento computacional aplicado. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), pages 1493–1502. SBC.
França, R. and Tedesco, P. (2021). Corporeidade, ludicidade e contação de história na promoção do pensamento computacional na escola. In Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 132–142, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Grebogy, E., Castilho, M., and Santos, I. (2024). Computação desplugada: Um recurso para o estímulo de habilidades relacionadas ao pensamento computacional nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Informática na Educação, 32:359–389.
Gresse von Wangenheim, C., Medeiros, G. A. e. S. d., Missfeldt Filho, R., Petri, G., Pinheiro, F. d. C., Ferreira, M. N. F., and Hauck, J. C. R. (2019). Desenvolvimento e avaliação de um jogo de tabuleiro para ensinar o conceito de algoritmos na educação básica. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(3):310–335.
Gutierrez, F. J., Simmonds, J., Casanova, C., Sotomayor, C., and Hitschfeld, N. (2018). Coding or hacking? exploring inaccurate views on computing and computer scientists among k-6 learners in chile (a5). In Proceedings of the 49th ACM Technical Symposium on Computer Science Education, SIGCSE ’18, page 993–998, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
He, Y., Deng, W., and Liu, M. (2023). Design and application of a game activity-based unplugged programming curriculum for elementary schools. In 2023 Twelfth International Conference of Educational Innovation through Technology (EITT), pages 17–22.
Hoover, A. K., Barnes, J., Fatehi, B., Moreno-León, J., Puttick, G., Tucker-Raymond, E., and Harteveld, C. (2016). Assessing computational thinking in students’ game designs (a3). In Proceedings of the 2016 Annual Symposium on Computer-Human Interaction in Play Companion Extended Abstracts, CHI PLAY Companion ’16, page 173–179, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Huang, W.-Y., Hu, C.-F., and Wu, C.-C. (2018). The use of different kinds of robots to spark student interest in learning computational thinking. In 2018 International Conference on Learning and Teaching in Computing and Engineering (LaTICE), pages 11–16.
Jacob, S., Nguyen, H., Garcia, L., Richardson, D., and Warschauer, M. (2020). Teaching computational thinking to multilingual students through inquiry-based learning. In 2020 Research on Equity and Sustained Participation in Engineering, Computing, and Technology (RESPECT), volume 1, pages 1–8.
Kitchenham, B. and Charters, S. (2007). Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. 2:1–65.
Klettemberg, J. S. (2024). Gamificação e avaliação escolar: Estratégia para diminuir a ansiedade de teste. Dissertação, Universidade Federal de Santa Maria.
Kohler, L., Mattos, M., Lopes, M., Fronza, L., Silveira, H., Fibrantz, G., Rosa, V., and Son, L. (2021). Análise dos resultados de um estudo de caso aplicando pensamento computacional no ensino fundamental com foco na produção de algoritmos. In Anais do XXVII Workshop de Informática na Escola, pages 106–115, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Kunz, K. (2024). Developing, validating, and implementing a mental model test for primary school students (doctoral consortium). In Proceedings of the 23rd Koli Calling International Conference on Computing Education Research, Koli Calling ’23, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Kunz, K., Moeller, K., Ninaus, M., Trautwein, U., and Tsarava, K. (2023). Making the transition to text-based programming: The pilot evaluation of a computational thinking intervention for primary school students. In Proceedings of the 18th WiPSCE Conference on Primary and Secondary Computing Education Research, WiPSCE ’23, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Lamprou, A., Repenning, A., and Escherle, N. A. (2017). The solothurn project: Bringing computer science education to primary schools in switzerland. In Proceedings of the 2017 ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, ITiCSE ’17, page 218–223, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Luiz, S. and Dantas, V. (2019). Pensamento computacional e gênero: Avaliando competências em séries do ensino fundamental ii. In Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação, pages 415–423, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Lunding, M. S., Grønbæk, J. E. S., Bilstrup, K.-E. K., Sørensen, M.-L. S. K., and Petersen, M. G. (2022). Exposar: Bringing augmented reality to the computational thinking agenda through a collaborative authoring tool. In Proceedings of the 2022 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, CHI ’22, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Luo, F., Israel, M., Liu, R., Yan, W., Gane, B., and Hampton, J. (2020). Understanding students’ computational thinking through cognitive interviews: A learning trajectory-based analysis. In Proceedings of the 51st ACM Technical Symposium on Computer Science Education, SIGCSE ’20, page 919–925, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Martins, L., Hsu, M., and Freitas, R. (2024). Explorando o potencial educativo da torre de hanoi: Promovendo o pensamento computacional nos anos iniciais do ensino fundamental. In Anais do XXXII Workshop sobre Educação em Computação, pages 762–773, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Moreno-León, J., Román-González, M., Harteveld, C., and Robles, G. (2017). On the automatic assessment of computational thinking skills: A comparison with human experts. In Proceedings of the 2017 CHI Conference Extended Abstracts on Human Factors in Computing Systems, CHI EA ’17, page 2788–2795, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Muñoz, M. M., Torres, S. A. C., Molina, C. C. R., and Cardona, W. S. V. (2022). Technological tool to assess computational thinking. In 2022 XVII Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO), pages 1–9.
Nipo, D., Rodrigues, R., and França, R. (2024). Concepção e validação de um jogo digital para avaliar habilidades de pensamento computacional. In Anais Estendidos do XIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação, pages 70–82, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Oomori, Y., Tsukamoto, H., Nagumo, H., Takemura, Y., Iida, K., Monden, A., and Matsumoto, K.-i. (2019). Algorithmic expressions for assessing algorithmic thinking ability of elementary school children (a17). In 2019 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–8.
Paiva, B., Érico Marcelo Amaral, Goulart, G., Santos, M. A., and Silva, M. E. (2023). Creative journey: Uma ferramenta de auxílio ao ensino de lógica e programação para crianças. In Anais Estendidos do XXII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pages 602–613, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Pedersen, B. K. M. K., Andersen, K. E., Jrgensen, A., Köslich, S., Sherzai, F., and Nielsen, J. (2018). Towards playful learning and computational thinking — developing the educational robot bricko. In 2018 IEEE Integrated STEM Education Conference (ISEC), pages 37–44.
Pontes, R., Santana, J., Perkusich, M., Barbosa, A., Gomes, V., Simões, M., and Camelo, C. (2019). Avaliação de ferramentas para ensino de programação para crianças e adolescentes. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, pages 744–752, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Prensky, M. (2001). Digital natives, digital immigrants. On the horizon, 9(5):1–6.
Queiroz, R. L., Sampaio, F. F., and Santos, M. P. (2019). Duinoblocks4kids: Utilizando tecnologia livre e materiais de baixo custo para o exercício do pensamento computacional no ensino fundamental i por meio do aprendizado de programação aliado à robótica educacional. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(2):167–197.
Rafique, M., Hassan, M. A., Jaleel, A., Khalid, H., and Bano, G. (2020). A computation model for learning programming and emotiona (a15)l intelligence. IEEE Access, 8:149616–149629.
Raiol, A., Portela, C., Santos, I., Viana, J., Santos, V., and Sousa, D. (2023). Um modelo de avaliação do nível de aprendizagem do pensamento computacional aderente à bncc. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1801–1812, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Relkin, E. and Bers, M. (2021). Techcheck-k: A measure of computational thinking for kindergarten children. In 2021 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), pages 1696–1702.
Riboldi, S. and Reichert, J. (2019). A linguagem de programação scratch e o ensino de funções: uma possibilidade (a31). In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, pages 109–118, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Rodriguez, B., Kennicutt, S., Rader, C., and Camp, T. (2017). Assessing computational thinking in cs unplugged activities (a2). In Proceedings of the 2017 ACM SIGCSE Technical Symposium on Computer Science Education, SIGCSE ’17, page 501–506, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Rowe, E., Asbell-Clarke, J., Gasca, S., and Cunningham, K. (2017). Assessing implicit computational thinking in zoombinis gameplay (a4). In Proceedings of the 12th International Conference on the Foundations of Digital Games, FDG ’17, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Santana, S. and Oliveira, W. (2019). Desenvolvendo o pensamento computacional no ensino fundamental com o uso do scratch. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, pages 158–167, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Santos, C. and Nunes, M. (2019). Abordagem desplugada para o estímulo do pensamento computacional de estudantes do ensino fundamental com histórias em quadrinhos (a33). In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, pages 570–579, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Santos, I., Grebogi, E., Pereira, R., and Castilho, M. (2023). Papc – protocolo para avaliação por critérios do pensamento computacional no ensino fundamental 1. pages 1557–1568.
Santos, I., Grebogy, E. C., and Castilho, M. A. (2022). Activities to develop computational thinking contextualized with covid-19 pandemic: a case study (a16). In 2022 IEEE International Humanitarian Technology Conference (IHTC), pages 12–18.
Scaico, A., Ferreira, W. P., Alves, E. M., and Scaico, P. D. (2021). Teaching computational thinking and introduction to programming through robotics amid the covid19 pandemic - an experience report. In 2021 XVI Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO), pages 32–37.
Silva, E. C. and Fernandes, K. T. (2024). Panorama do pensamento computacional no ensino médio: uma revisão sistemática da literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, 22(1):566–575.
Silva, V., Moura, H., Paula, S., and Ângelo Jesus (2019). Algo+ritmo: Uma proposta desplugada com a música para auxiliar no desenvolvimento do pensamento computacional. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, pages 404–413, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Sinha, R., Swanson, H., Clarke-Midura, J., Shumway, J. F., Lee, V. R., and Chandrasekharan, S. (2023). From embodied doing to computational thinking in kindergarten: A punctuated motor control model. In Proceedings of the 2023 Symposium on Learning, Design and Technology, LDT ’23, page 1–10, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Soleimani, A., Green, K. E., Herro, D., and Walker, I. D. (2016). A tangible, story-construction process employing spatial, computational-thinking (a1). In Proceedings of the The 15th International Conference on Interaction Design and Children, IDC ’16, page 157–166, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Su, Y.-S., Wang, X., and Zhao, L. (2024). Constructing a computational thinking evaluation framework for pupils. IEEE Transactions on Education, 67(6):878–888.
van Es, N. and Jeuring, J. (2017). Designing and comparing two scratch-based teaching approaches for students aged 10–12 years (a6). In Proceedings of the 17th Koli Calling International Conference on Computing Education Research, Koli Calling ’17, page 178–182, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.
Wong, G. K. and Jiang, S. (2018). Computational thinking education for children: Algorithmic thinking and debugging. In 2018 IEEE International Conference on Teaching, Assessment, and Learning for Engineering (TALE), pages 328–334.
Yuliana, I., Octavia, L. P., Sudarmilah, E., and Matahari, M. (2019). Introducing computational thinking concept learning in building cognitive capacity and character for elementary student. In 2019 19th International Symposium on Communications and Information Technologies (ISCIT), pages 549–554.
Zapata-Cáceres, M., Martín-Barroso, E., and Román-González, M. (2021). Collaborative game-based environment and assessment tool for learning computational thinking in primary school: A case study. IEEE Transactions on Learning Technologies, 14(5):576–589.
