Pensamento Computacional e Soft Skills no Contexto do Ensino de Programação: Um Mapeamento Sistemático

  • Antonio Rege UFF / IFAC
  • Luciana Salgado UFF
  • José Viterbo UFF

Resumo


Nos últimos anos, o ensino de pensamento computacional tem ganhado destaque nas discussões da literatura científica, enquanto as soft skills vêm sendo reconhecidas como um dos grandes desafios na área de Computação em Educação. Este artigo apresenta um mapeamento sistemático da literatura com o objetivo de analisar como o pensamento computacional e as soft skills têm sido abordados no ensino de programação. Os achados indicam uma concentração em competências técnicas, com pouca integração de habilidades interpessoais. Observa-se, ainda, a falta de abordagens e ferramentas pedagógicas bem definidas que orientem os professores na adoção de estratégias planejadas. Reforça-se, portanto, a necessidade de propostas educativas integradas, que promovam uma formação mais completa dos estudantes e ampliem as práticas no ensino de programação.

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Publicado
24/11/2025
REGE, Antonio; SALGADO, Luciana; VITERBO, José. Pensamento Computacional e Soft Skills no Contexto do Ensino de Programação: Um Mapeamento Sistemático. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1389-1400. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12907.