Aprendizado Técnico com Propósito: Prototipagem de Soluções Digitais para a Comunidade com Estudantes de Informática

  • Ana Mara de Oliveira Figueiredo IFF
  • Anna Carolina Rodrigues Boldrini do Nascimento IFF
  • Ianne Lima Nogueira IFF
  • Maria Eduarda Velasco Castro IFF
  • Luísa Soares dos Santos Manhães IFF
  • Maria José Lima Rezende IFF
  • Matheus Miguel Carniello Oliveira IFF

Resumo


Este artigo apresenta uma experiência de ensino técnico que promoveu a integração entre conhecimento computacional e demandas sociais reais. Alunos de um curso técnico participaram de um projeto interdisciplinar, envolvendo a identificação de problemas locais e a prototipagem de aplicativos como possíveis soluções. A metodologia incluiu levantamento colaborativo de demandas, análise técnica e desenvolvimento visual no Canva. Como resultado, surgiram protótipos interativos voltados para temas como enchentes, segurança urbana e coleta seletiva. O trabalho destacou o potencial da aprendizagem ativa e contextualizada para fortalecer competências técnicas e sociais. Atualmente, os protótipos estão sendo implementados nas disciplinas do último ano do curso.

Referências

Assunção, P. H. S., Neto, E. B. C., and Campos, A. S. B. L. (2024). Experiência intercultural no ensino de pensamento computacional por meio do desenvolvimento de jogos digitais. In Anais do 32. Workshop sobre Educação em Computação (WEI), pages 81–90, Porto Alegre. Sociedade Brasileira de Computação.

Boscarioli, C., Rodrigues, L. A., da Silva, I. F., Lago, S. M. S., Meneghatti, M. R., da Piedade Araújo, M., and Caus, G. D. (2022). Curricularização da Extensão no Ensino de Empreendedorismo em Computação: Interdisciplinaridade e Vivência Estudantil. In Anais do 30º Workshop sobre Educação em Computação (WEI), pages 145–156, Niterói, Brasil. Sociedade Brasileira de Computação.

Canva. Canva - Online Design Tool. [link]. Accessed: 2024-10-24.

Castro, B. P., Lattari, L. G., de Moura, M. Z., and Lima, S. M. B. (2022). Uma abordagem para a interdisciplinaridade no curso técnico integrado em informática. In Anais do 30º Workshop sobre Educação em Computação (WEI), pages 169–180, Niterói, Brasil. Sociedade Brasileira de Computação.

Franco, M. E. and Franco, P. F. (2023). Curricularização da extensão: Relato de experiência no curso de sistemas de informação do ifsuldeminas. Anais Estendidos do XVII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, n/a:1–8. Acesso em: 19 jun. 2023.

Google Maps. Google maps documentation for developers. [link]. Accessed: 2024-10-25.

Instituto Estadual do Ambiente (INEA) (2025). Alerta de Cheias. Acesso em: 25 fev. 2025.

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2025). Monitoramento de níveis de rios no Brasil. Acesso em: 6 mar. 2025.

Meta. React documentation. [link]. Accessed: 2024-10-25.

Mozilla Developer Network. Javascript. [link]. Accessed: 2024-10-25.

Oracle. Java downloads. [link]. Accessed: 2024-10-25.

Organização das Nações Unidas (2015). Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Acessado em: 03 mar. 2025.

VMWare. Spring documentation. [link]. Accessed: 2024-10-25.

Vue.js. Vue.js documentation. [link]. Accessed: 2024-10-25.
Publicado
24/11/2025
FIGUEIREDO, Ana Mara de Oliveira; NASCIMENTO, Anna Carolina Rodrigues Boldrini do; NOGUEIRA, Ianne Lima; CASTRO, Maria Eduarda Velasco; MANHÃES, Luísa Soares dos Santos; REZENDE, Maria José Lima; OLIVEIRA, Matheus Miguel Carniello. Aprendizado Técnico com Propósito: Prototipagem de Soluções Digitais para a Comunidade com Estudantes de Informática. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1473-1480. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.11716.