Viabilidade do Parsec como Ferramenta de Acesso Remoto a Softwares Educacionais Pesados: Um estudo de caso
Resumo
O acesso a softwares educacionais que demandam alto desempenho computacional é um desafio para estudantes universitários com equipamentos limitados. Este artigo investiga a viabilidade da ferramenta Parsec como solução de acesso remoto para discentes de cursos de tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A pesquisa envolveu um diagnóstico com 26 estudantes e um experimento prático com 10 participantes, que utilizaram o Parsec para acessar o software Unity em máquinas da universidade. Os resultados indicam alta aceitação da ferramenta, com percepção positiva quanto à facilidade de uso. Discute-se o potencial do Parsec para mitigar desigualdades de acesso. Conclui-se que o Parsec representa uma alternativa viável e promissora para o contexto investigado.Referências
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Publicado
24/11/2025
Como Citar
VIANA, Lucas Barros; VALENTE, Danielle Gordiano; VIANA JUNIOR, Osvaldo Tavares.
Viabilidade do Parsec como Ferramenta de Acesso Remoto a Softwares Educacionais Pesados: Um estudo de caso. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 1742-1750.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12790.
