Explorando o Micro:bit no Desenvolvimento Interdisciplinar do Pensamento Computacional e da BNCC

  • Alma G. V. Osorio IFSul
  • Guilherme R. Rostas IFSul
  • Tauã M. Cabreira IFSul

Resumo


Este estudo complementa a relação entre os pilares do Pensamento Computacional (PC) e as habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelecida previamente, ampliando para o 8° e o 9° ano do Ensino Fundamental. A pesquisa avança de forma prática com a realização de um workshop de formação continuada para professores, utilizando o micro:bit como recurso pedagógico no desenvolvimento do PC e da BNCC de forma interdisciplinar, valendo-se da construção de projetos de robótica educacional que englobam diferentes áreas de conhecimento. O trabalho prevê ainda a utilização de um instrumento de avaliação para feedback e validação dos professores sobre a aplicabilidade da proposta.

Referências

Albuquerque, M. C. P. et al. (2020). O uso do Micro:bit e sua aplicabilidade em uma escola pública da região Norte. Revista de Estudos e Pesquisas Sobre Ensino Tecnológico (Educitec), v. 6, p. 111920.

BBC. (2024). Everything you need to know about the BBC micro:bit. Disponível em: [link].

Beleti J., C. R. e Sforni, M. S. F. (2023). Pesquisas experimentais no desenvolvimento do pensamento computacional. Educação em Foco, v. 26, n. 49, p. 6623.

Brandhofer, G. (2021). The micro:bit and computational thinking: evaluation results of a computational project. Educational Technologies.

Brasil. (2023). Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Presidência da República, Brasília.

Brasil. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília.

Brasil. Ministério da Educação. (2022). Complemento à BNCC: Computação. Brasília.

Brasil. Ministério da Educação. (2024). Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília.

Osorio, Alma G. Villamediana; CABREIRA, Tauã Milech. The Impact of Computational Thinking Pillars on the Development of BNCC Competencies through the Micro:bit.

In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35., 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2887-2895. DOI: 10.5753/sbie.2024.244985.

Papert, S. (1980). Mindstorms: Children, computers, and powerful ideas. Basic Books.

Tohyama, S. (2019). Collaborative Programming Learning using micro:bit in an Elementary School. Dissertação (Mestrado), Shizuoka University, Japão.

Wing, J. M. (2006). Computational Thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35.
Publicado
24/11/2025
OSORIO, Alma G. V.; ROSTAS, Guilherme R.; CABREIRA, Tauã M.. Explorando o Micro:bit no Desenvolvimento Interdisciplinar do Pensamento Computacional e da BNCC. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1751-1758. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12802.