Emoções Navegáveis: Aplicativo Educativo/ Terapêutico para Reconhecimento de Emoções por Pessoas com TEA

  • Betânia Lobo Viana UFPA
  • Heleno Fulber UFPA
  • Bruno Merlin UFPA

Resumo


Este artigo discute o processo de criação de um aplicativo educacional destinado ao reconhecimento de emoções em adolescentes e jovens adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa está sendo realizada no Centro Especializado em Reabilitação (CER III) localizado em Tucuruí-PA, empregando uma metodologia de pesquisa-ação e um estudo de caso. A fase inicial consistiu em coletar requisitos junto a psicólogos e especialistas, seguida pela criação de protótipos de interfaces no Figma e posteriormente será realizada a elaboração de um protótipo funcional utilizando Flutter seguinte a um estudo de caso no CER de Tucuruí. Foram estabelecidos diferentes níveis de complexidade para explorar emoções básicas, intermediárias e avançadas, unindo imagens, descrições e histórias sociais. Até então, os progressos no projeto são encorajadores. A coleta de requisitos foi concluída com sucesso através de encontros com uma psicóloga e um assistente de psicologia do CER, bem como a prototipagem da interface gráfica com o uso do Figma. Essas fases iniciais formaram uma fundação robusta para o desenvolvimento futuro da aplicação usando o framework Flutter, possibilitando a definição precisa dos requisitos funcionais e não funcionais, além de fornecer considerações valiosas para melhorias futuras.

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Publicado
24/11/2025
VIANA, Betânia Lobo; FULBER, Heleno; MERLIN, Bruno. Emoções Navegáveis: Aplicativo Educativo/ Terapêutico para Reconhecimento de Emoções por Pessoas com TEA. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1759-1767. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12886.