Apoio ao Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação: uma Abordagem Tecnológica para Gestão Educacional Baseada em Dados - Resumo Estendido

  • Paula T. Palomino FATEC-Matão
  • Taciana P. Falcão UFRPE
  • Gabriel Alves UFRPE
  • Ebony M. Rodrigues UFRPE
  • Rodrigo P. Medeiros UFRPE
  • Andrêza L. de Alencar UFRPE
  • Alderyck Albuquerque UFRPE
  • Abílio N. Barros UFRPE
  • Misa Uehara UFPE
  • Vanilson Burégio UFRPE
  • Ana Paula Cavalcanti UFRPE
  • Rafael F. Mello UFRPE

Resumo


O Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado em 2014, definiu vinte metas para orientar a educação brasileira. Estados e municípios elaboram planos subnacionais alinhados ao PNE, mas enfrentam dificuldades para acessar e monitorar indicadores educacionais. Este artigo apresenta a plataforma Conecta PNE, desenvolvida a partir de entrevistas com stakeholders e análise de boas práticas e plataformas existentes. Fundamentada em dados abertos e conectados, a solução promove transparência, fortalece a interoperabilidade entre fontes e amplia as possibilidades de análise comparativa. Assim, oferece informações acessíveis e essenciais para apoiar gestores na tomada de decisões e no aprimoramento de políticas públicas.

Referências

Agência Senado (2024). Lei prorroga vigência do Plano Nacional de Educação até dezembro de 2025. Acesso em: 31 jan. 2025.

Barbosa, S. and Silva, B. (2010). Interação humano-computador. Elsevier Brasil.

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo: Edição revista e ampliada. São Paulo: Edições, 70:280.

Brasil (2014). Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014 - Plano Nacional de Educação. Acesso em: 31 jan. 2025.

Coutinho, Â. S. and Alves, T. (2019). Desigualdade de acesso à educação infantil: Uma análise da meta 1 do pne na região metropolitana de maringá. Educar em Revista, 35:194–217.

De Olho nos Planos (2019). MEC extingue SASE e interrompe apoio técnico a estados e municípios. Acesso em: 31 jan. 2025.

Garcia, R. M. and Pereira, E. G. B. (2018). Educação especial, inclusão social e a meta 4 do pne: um recorte no município do rio de janeiro. Revista Educação Especial em Debate, (06):116–136.

Lemos, C. O. et al. (2018). A implementação da meta 1 do plano nacional de educação na educação infantil no município de santa maria/rs.

Marques, E., Alves, G., Alencar, A., Mello, R., and Bittencourt, I. (2023). Combinando diferentes formas de cálculo de indicadores do pne e agrupamento para o apoio à decisão. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1454–1464. SBC.

Spanol, M., Oliveira, E., Alves, G., Bittencourt, I. M., Falcao, T. P., and Mello, R. F. (2022). Uso de agrupamento para avaliação de desempenho educacional e apoio à gestão em áreas de investimento. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), pages 944–955. SBC.
Publicado
24/11/2025
PALOMINO, Paula T. et al. Apoio ao Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação: uma Abordagem Tecnológica para Gestão Educacional Baseada em Dados - Resumo Estendido. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1840-1842. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12252.