We see You: Understanding Math Teachers from Brazilian Public Schools to Design Equitable Educational Technology - Extended Abstract
Resumo
Alunos de escolas públicas brasileiras precisam de auxílio em matemática. Nesse sentido, a literatura científica tem explorado maneiras de, por meio da tecnologia, auxiliar professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, as pesquisas geralmente visam propor soluções sem antes investigar as necessidades de quem está na linha de frente: os professores. Assim, este artigo tem como objetivo investigar aspectos relevantes do cotidiano em sala de aula sob a ótica de professores de matemática de escolas públicas brasileiras. Utilizamos as duas primeiras fases do Design Thinking: empatizar e definir. Na primeira fase, realizamos um grupo focal com quatro professores de quatro escolas públicas de ensino fundamental, que analisamos qualitativamente utilizando a Teoria Fundamentada (Grounded Theory - GT). Com base nos resultados da GT, na segunda fase do Design Thinking, propusemos a persona e o mapa de empatia. Nossos resultados fornecem implicações para designers e desenvolvedores de soluções tecnológicas educacionais a partir da aplicação prática da pesquisa em experiência do usuário. Além disso, esperamos que nosso estudo seja um ponto de partida para novos pesquisadores da área explorarem as necessidades dos professores de escolas públicas brasileiras.
Referências
OECD (2016). Pisa 2015 results (volume i): Excellence and equity in education. Technical report, OECD Publishing, Paris. DOI: 10.1787/9789264266490-en.
OECD (2019). Pisa 2018 results (volume i): What students know and can do. Technical report, OECD Publishing, Paris. DOI: 10.1787/5f07c754-en.
OECD (2023). Pisa 2022 results (volume i): The state of learning and equity in education. Technical report, OECD Publishing, Paris. DOI: 10.1787/53f23881-en.
