Um Modelo de Recomendação de Objetos Aprendizagem Baseado em Valores Culturais dos Estudantes

  • Felipe L. da Silva Universidade Federal do Pará
  • Sílvio C. Cazella UFCSPA

Resumo


Os repositórios educacionais proporcionam oportunidade de acesso a objetos de aprendizagem elaborados por educadores de diferentes regiões e culturas. No entanto quando estudantes utilizam recursos educacionais não adaptados às suas características culturais, eles podem apresentar conflitos no seu processo de aprendizagem desestimulando o seu envolvimento. Nesse contexto, este artigo apresenta um modelo de sistema de recomendação educacional que se baseia nas dimensões culturais da aprendizagem para produzir recomendações de objetos culturalmente adaptados ao perfil educacional dos estudantes.
Palavras-chave: Objetos de Aprendizagem, Modelo de Recomendação, Valores Culturais

Referências

Associação Brasileira de Educação a Distância. (2019) “Censo EAD.BR 2018: Relatório analítico daaprendizagem a distância no Brasil”, http://abed.org.br/arquivos/CENSO_DIGITAL_EAD_2018_PORTUGUES.pdf, Junho.


Gao, Z., Liu, Y., Xiao, K., Yang, Y. (2018) “Cultural Distance Awared Collaborative Filtering Algorithm in Recommendation System”. IOP Conference Series Materials Science and Engineering.


Laisa, J., Medeiros, T., Aranha E., Silva, T. (2018) “Uma Revisão Sistemática da Literatura sobre Sistemas de Recomendação Educacional”. Anais do IX Computer on the Beach, Florianópolis, p. 751-760.


Maravanyika, M.; Dlodlo, N. (2018) “Selecting Attributes for Inclusion in an Educational Recommender System Using the Multi-attribute Utility Theory”. Applied Informatics: International Conference on Applied Informatics 2018.


Parrish, P., Linder-VanBerschout, J. (2010) “Cultural Dimensions of Learning: Addressing the Challenges of Multicultural Instruction.”. International Review of Research in Open and Distance Learning, p. 1-19.


Rogers,P., Graham, C., Mayes, C. (2007) “Cultural competence and instructional design: Exploration research into the delivery of online instruction crossculturally”. Educational Technology Research & Development, p. 197–217.


Savard, I., Bourdeau, J., Paquette, G. (2020) “Considering cultural variables in the instructional design process: A knowledge-based advisor system”. Computers & Education.


Zangerle, E., Pichl, M., Schedl, M. (2018) “Culture-Aware Music Recommendation”. Proceedings of the 26th Conference on User Modeling, Adaptation and Personalization, Singapura, P. 357-358.


Zangerle, E., Pichl, M. and Schedl, M. (2020) “User Models for Culture-Aware Music Recommendation: Fusing Acoustic and Cultural Cues”. Transactions of the International Society for Music Information Retrieval, p.1–16.
Publicado
24/11/2020
SILVA, Felipe L. da; CAZELLA, Sílvio C.. Um Modelo de Recomendação de Objetos Aprendizagem Baseado em Valores Culturais dos Estudantes. In: ARTIGOS RESUMIDOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE) , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 16-20. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie_estendido.2020.16.