Uma Proposta para Uso de Computação Desplugada no Ensino Híbrido

Resumo


A Computação Desplugada tem sido referência para o ensino de disciplinas da Educação em Computação. Entretanto o advento da pandemia da Covid-19 alterou esse cenário. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar um conjunto de critérios, que possam balizar a escolha e a adaptação de atividades desplugadas para o contexto de ensino remoto ou híbrido. O processo metodológico foi composto das seguintes atividades: i) pesquisa, ii) seleção, iii) curadoria, iv) adaptação e v) catálogo online. Como resultado, o trabalho apresenta a formulação de dois critérios iniciais, utilizados em um primeiro exemplo piloto e um questionário com novas possibilidades. Como objetivo futuro, pretende-se disponibilizar um portfólio online, com as atividades já adaptadas.

Palavras-chave: Ensino de Computação, Atividades Desplugadas, Pensamento Computacional

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Publicado
22/11/2021
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ARAÚJO, Quesia; LIMA, Anderson Corrêa de; CASTRO JUNIOR, Amaury Antônio de; OLIVEIRA, Wilk. Uma Proposta para Uso de Computação Desplugada no Ensino Híbrido. In: ARTIGOS RESUMIDOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 32. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 08-14. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie_estendido.2021.218718.