Proposta de Jogo Serio para o Ensino de Uroginecologia

  • Bryan T. Paiva IFSUL
  • Érico Marcelo H. do Amaral UNIPAMPA
  • Guilherme D. Goulart UNIPAMPA
  • Marco Antônio A. dos Santos IFSUL
  • Maria Elizabeth B. Silva UNIPAMPA

Resumo


Este artigo apresenta o desenvolvimento de um jogo sério que tem como foco ser uma ferramenta para auxílio no processo de ensinoaprendizagem da disciplina de uroginecologia, ofertada em cursos superiores de fisioterapia. A solução proposta possui elementos de jogos tradicionais de cartas e mecânicas de jogos mesa em conjunto de elementos de gamificação, buscando ser uma forma mais leve e divertida, porém ainda sim didática, de auxiliar na aprendizagem dos conteúdos vistos em sala de aula.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Jogos Serios, Uroginecologia

Referências

ABT, C. C. (1970). Serious Games. New York: Viking.

ARIFUDIN, D., SULISTIYANINGSIH, E., and KAUTSAR, I. A. (2020). Optimization of the digital game based learning instructional design (dgbl-id) method as learning support media. Jurnal Mantik, 4(3):2147–2154.

DeVellis, R. (2016). Scale Development: Theory and Applications. Applied Social Research Methods. SAGE Publications.

KOLB, D. (1984). Experiential learning. englewood cliffs, nj: Prenticehall.

Matiello, A. A., Antunes, M. D., Borba, R. M., Húngaro, T. G. R., Silocchi, C., and Merlo, Jeanne, K. (2021). Fisioterapia em saúde do idoso. Porto Alegre: SAGAH.

Moreno, A. L. (2009). Fisioterapia em uroginecologia. In Fisioterapia em uroginecologia.

Palma, P. (2005). Uroginecologia ilustrada. Editora Roca.

Petri, G., Gresse von Wangenheim, C., and Borgatto, A. (2017). Evolução de um modelo de avaliação de jogos para o ensino de computação.

Raessens, J., de Mul, J., and Rushkoff, D. (2005). 2. computer games as participatory media culture.
Publicado
06/11/2023
PAIVA, Bryan T.; AMARAL, Érico Marcelo H. do; GOULART, Guilherme D.; SANTOS, Marco Antônio A. dos; SILVA, Maria Elizabeth B.. Proposta de Jogo Serio para o Ensino de Uroginecologia. In: ARTIGOS RESUMIDOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 21-26. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie_estendido.2023.235274.