Desenvolvimento de um website educacional acessível com o Wordpress: um estudo de caso
Resumo
A crise gerada pela pandemia de Covid-19 forçou escolas a adaptarem-se ao ensino remoto. Porém, a falta de materiais web acessíveis à pessoas com deficiência tornou o ensino neste período ainda mais desafiador. Nesse contexto, o presente artigo objetiva relatar o desenvolvimento de um website educacional com o apoio do Wordpress. O processo incluiu a análise e seleção de recursos adequados às WCAG 2.1 e a avaliação inicial contemplou o código fonte do website. Como principal resultado destaca-se o produto acessível produzido pela combinação Wordpress, tema e plugins. No entanto, plugins importantes não funcionaram, sugerindo a necessidade de atualização contínua e produção alternativas para aumentar a acessibilidade Web.
Referências
Brasil. (2015). Lei Nº 13.146, de 6 de julho. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 127, p. 2-11, 7 jul. 2015.
Brasil. (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília.
Brasil. Senado Federal. (2019). Proposta de Emenda à Constituição nº 47. Acrescenta o inciso LXXX ao art. 5º da Constituição Federal para introduzir a inclusão digital no rol de direitos fundamentais. Brasília, DF. Disponível em: [link]
Maciel, C. (2018). Educação a Distância: Ambientes Virtuais de Aprendizagem. EdUFMT Digital. Cuiabá, MT. p. 200-220.
Minholi, F. S.; Rocha, R. V.; Rodriguez, C. L. (2021). Um relato sobre a criação e avaliação da qualidade de um website educacional com foco na contextualização da matemática. Anais do XXIX Ciclo de Palestras Sobre Novas Tecnologias na Educação (CINTED). p. 259-268
MWPT - Movimento Web para Todos. (2022). Número de sites brasileiros aprovados em todos os testes de acessibilidade tem queda em relação ao ano passado e é ainda menor que 1%. Disponível em: [link]. Acesso em: 02/07/23.
Oliveira, J. A. B.; Cruz, I. A. C.; Aquino, K. A. S. (2021). Ecoeco: ferramenta digital para o ensino de resíduos sólidos na perspectiva da Aprendizagem Significativa Crítica. VI Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2021). Pau dos Ferros, RN.
Rocha, L. R. M.; Mendes, E. G.; Lacerda, C. B. F. (2021). Políticas de Educação Especial em disputa: uma análise do Decreto Nº 10.502/2020. Práxis educativa, v. 16, p. 1-18.
Sassaki, R. K. (2005). Inclusão: o paradigma do século 21. Revista Inclusão, v. 1, n. 1, p. 19-23.
Silva, I. R. (2021). Acessibilidade digital em tempos de ensino remoto. Research, Society and Development, v. 10, n. 4.
WCAG 2.1 - Web Content Accessibility Guidelines 2.1. W3C. (2018). Disponível em: [link] Acesso em: 02/07/23
W3Techs. (2023). Usage statistics and market share of WordPress. Disponível em: [link] Acesso em: 02/07/23