Ferramentas de Gestão de Contratos de Serviços de Tecnologia da Informação: análise de aderência à legislação brasileira

  • Augusto S. C. Modesto UNB / ITRAC
  • Emilie T. de Morais UNB / ITRAC
  • Eduardo H. F. Moreira UNB
  • Hugo F. Martins UNB
  • Leonardo C. Corrêa UNB
  • Rejane M. C. Figueiredo UNB / ITRAC

Resumo


A contratação de serviços de Tecnologia da Informação (TI) pelos órgãos públicos federais brasileiros é uma realidade complexa e requer dos órgãos que esses executem a gestão. Nesse cenário é essencial a utilização de um apoio ferramental que possa auxiliar a gerência da execução do contrato. Recentes diretrizes do governo federal vedam a contratação de fábricas para o desenvolvimento de softwares para atividades meio. Este trabalho tem como objetivo a proposição de um checklist para analisar a adequação das ferramentas de gestão de contratos de acordo com as normas e modelos vigentes. O checklist foi aplicado às ferramentas disponíveis no Portal do Software Público Brasileiro (PSPB). Este estudo foi realizado em quatro fases: desenvolvimento do checklist, a seleção das ferramentas disponíveis no PSPB nas categorias que envolvem gestão, a avaliação das ferramentas selecionadas; e a análise e redação dos resultados. Como resultado, constatou-se que as ferramentas disponíveis no PSPB não atendem às normas e modelos vigentes para a contratação de serviços de TI.
Palavras-chave: Ferramentas, Gestão, Contratos

Referências

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Publicado
24/10/2016
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MODESTO, Augusto S. C.; MORAIS, Emilie T. de; MOREIRA, Eduardo H. F.; MARTINS, Hugo F.; CORRÊA, Leonardo C.; FIGUEIREDO, Rejane M. C.. Ferramentas de Gestão de Contratos de Serviços de Tecnologia da Informação: análise de aderência à legislação brasileira. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 15. , 2016, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 136-150. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2016.15131.