Ferramentas de Gestão de Contratos de Serviços de Tecnologia da Informação: análise de aderência à legislação brasileira
Resumo
A contratação de serviços de Tecnologia da Informação (TI) pelos órgãos públicos federais brasileiros é uma realidade complexa e requer dos órgãos que esses executem a gestão. Nesse cenário é essencial a utilização de um apoio ferramental que possa auxiliar a gerência da execução do contrato. Recentes diretrizes do governo federal vedam a contratação de fábricas para o desenvolvimento de softwares para atividades meio. Este trabalho tem como objetivo a proposição de um checklist para analisar a adequação das ferramentas de gestão de contratos de acordo com as normas e modelos vigentes. O checklist foi aplicado às ferramentas disponíveis no Portal do Software Público Brasileiro (PSPB). Este estudo foi realizado em quatro fases: desenvolvimento do checklist, a seleção das ferramentas disponíveis no PSPB nas categorias que envolvem gestão, a avaliação das ferramentas selecionadas; e a análise e redação dos resultados. Como resultado, constatou-se que as ferramentas disponíveis no PSPB não atendem às normas e modelos vigentes para a contratação de serviços de TI.
Palavras-chave:
Ferramentas, Gestão, Contratos
Referências
Brasil (1993), Presidência da República, Casa Civil. Lei n° 8.666/1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. 1993.
Brasil (1967), Presidência da República, Casa Civil. Decreto-Lei no 200/1967. Dispõe sobre a organização da Administração Federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa e dá outras providências. 1967.
Brasil (2003), Tribunal de Contas da União. Acórdão 1.558/2003-TCU-Plenário. Auditoria. Coordenação-Geral de Serviços Gerais do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Área de aquisições de bens e serviços de Informática. Processo de denúncia apensado para apuração conjunta. 2003. BRASIL, Tribunal de Contas da União.
Brasil (2008), Tribunal de Contas da União. Acórdão 1.603/2008-Plenário TCU. Auditoria. Coordenação-Geral de Serviços Gerais do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Área de aquisições de bens e serviços de informática. Processo de denúncia apensado para apuração conjunta. 2003. BRASIL, Tribunal de Contas da União. Acórdão 786/2006-TCU-Plenário.2006. /acd786_06.pdf
Brasil (2009), Tribunal de Contas da União. Acórdão 1.215/2009-TCU-Plenário. Relatório de auditoria. Apartado. Estudo sobre os parâmetros balizadores da contratação de serviços de TI. Elaboração de Quadro Referencial Normativo (QRN).
Brasil (2011), Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Guia Prático para contratação de soluções de tecnologia da informação, 2011. Disponível em: http://www.ifmg.edu.br/downloads/guia-pratico-para-contratacao-de-solucoes-de-ti- v1.1.pdf
Brasil (2012), Tribunal de Contas da União. Guia de Boas Práticas em Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação, 2012. Disponível em: http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2511467.PDF
Brasil (2014), Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instrução Normativa MP/SLTI No 4, de 11 de setembro de 2014, 2014. Disponível em: http://www.governoeletronico.gov.br/sisp-conteudo/nucleo-de-contratacoes-de- ti/modelo-de-contratacoes-normativos-e-documentos-de-referencia/instrucao- normativa-mp-slti-no04
Brasil (2016). Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, Secretaria de Tecnologia da Informação. Portaria MP/STI no 20 (2016). Disponível em http://www.governoeletronico.gov.br/biblioteca/arquivos/portaria-mp-sti-no-20-de- 14-de-junho-de-2016/download
Brasil (2016). Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Portal do Software Público Brasileiro (2016). Disponível em: https://softwarepublico.gov.br/social/spb/sobreoportal
Cruz, C. S. (2008), "Governança de TI e conformidade legal no setor público: um quadro referencial normativo para a contratação de serviços de TI", Dissertação, Universidade Católica de Brasília. 2008.
Cruz, C. S., Andrade, E. P., Figueiredo, R. M. C., (2010), "Processo de Contratação de Serviços de Tecnologia da Informação para Organizações Públicas", Ministério da Ciência e Tecnologia. Secretaria de Política de Informática, Brasília, Brasil, 2010.
Daud Júnior, A., Vaz, W, (2016), A Descomplicada Contratação de TI na Administração Pública. Tangente Editora.
Brasil (1967), Presidência da República, Casa Civil. Decreto-Lei no 200/1967. Dispõe sobre a organização da Administração Federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa e dá outras providências. 1967.
Brasil (2003), Tribunal de Contas da União. Acórdão 1.558/2003-TCU-Plenário. Auditoria. Coordenação-Geral de Serviços Gerais do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Área de aquisições de bens e serviços de Informática. Processo de denúncia apensado para apuração conjunta. 2003. BRASIL, Tribunal de Contas da União.
Brasil (2008), Tribunal de Contas da União. Acórdão 1.603/2008-Plenário TCU. Auditoria. Coordenação-Geral de Serviços Gerais do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Área de aquisições de bens e serviços de informática. Processo de denúncia apensado para apuração conjunta. 2003. BRASIL, Tribunal de Contas da União. Acórdão 786/2006-TCU-Plenário.2006. /acd786_06.pdf
Brasil (2009), Tribunal de Contas da União. Acórdão 1.215/2009-TCU-Plenário. Relatório de auditoria. Apartado. Estudo sobre os parâmetros balizadores da contratação de serviços de TI. Elaboração de Quadro Referencial Normativo (QRN).
Brasil (2011), Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Guia Prático para contratação de soluções de tecnologia da informação, 2011. Disponível em: http://www.ifmg.edu.br/downloads/guia-pratico-para-contratacao-de-solucoes-de-ti- v1.1.pdf
Brasil (2012), Tribunal de Contas da União. Guia de Boas Práticas em Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação, 2012. Disponível em: http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2511467.PDF
Brasil (2014), Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instrução Normativa MP/SLTI No 4, de 11 de setembro de 2014, 2014. Disponível em: http://www.governoeletronico.gov.br/sisp-conteudo/nucleo-de-contratacoes-de- ti/modelo-de-contratacoes-normativos-e-documentos-de-referencia/instrucao- normativa-mp-slti-no04
Brasil (2016). Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, Secretaria de Tecnologia da Informação. Portaria MP/STI no 20 (2016). Disponível em http://www.governoeletronico.gov.br/biblioteca/arquivos/portaria-mp-sti-no-20-de- 14-de-junho-de-2016/download
Brasil (2016). Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Portal do Software Público Brasileiro (2016). Disponível em: https://softwarepublico.gov.br/social/spb/sobreoportal
Cruz, C. S. (2008), "Governança de TI e conformidade legal no setor público: um quadro referencial normativo para a contratação de serviços de TI", Dissertação, Universidade Católica de Brasília. 2008.
Cruz, C. S., Andrade, E. P., Figueiredo, R. M. C., (2010), "Processo de Contratação de Serviços de Tecnologia da Informação para Organizações Públicas", Ministério da Ciência e Tecnologia. Secretaria de Política de Informática, Brasília, Brasil, 2010.
Daud Júnior, A., Vaz, W, (2016), A Descomplicada Contratação de TI na Administração Pública. Tangente Editora.
Publicado
24/10/2016
Como Citar
MODESTO, Augusto S. C.; MORAIS, Emilie T. de; MOREIRA, Eduardo H. F.; MARTINS, Hugo F.; CORRÊA, Leonardo C.; FIGUEIREDO, Rejane M. C..
Ferramentas de Gestão de Contratos de Serviços de Tecnologia da Informação: análise de aderência à legislação brasileira. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 15. , 2016, Maceió.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2016
.
p. 136-150.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2016.15131.