Percepções sobre um Processo de Software sob o Ponto de Vista das Equipes de Desenvolvimento: Um Estudo de Caso

  • Jose Jorge L. Dias Jr. UFPB
  • Andson Felipe P. Belo UFPB
  • Fernanda N. M. Dias UFPB

Resumo


Um dos primeiros passos ao iniciar um processo de melhoria de software é entender como o processo atual é percebido pelas equipes de desenvolvimento. Neste sentido, este trabalho apresenta um estudo de caso, apoiado por uma metodologia qualitativa, em uma empresa pública com o objetivo de verificar se o processo de software é compreendido, útil, importante e utilizado adequadamente sob o ponto de vista das equipes de desenvolvimento. Para isso foi utilizada o método de Análise de Conteúdo temática categorial. Os resultados evidenciam problemas relacionados principalmente a aspectos da aprendizagem e utilização do processo.
Palavras-chave: Percepções, Processo de Software, Vista, Estudo de Caso

Referências

Bardin, Laurence. (1978). “Análise de conteúdo”. Lisboa: Edições 70.

Dos Santos, V. et al. (2011). “Programas de Melhoria de Processo de Software – Uma pesquisa sobre a influência dos aspectos humanos”. In: Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, Curitiba.

DeMarco, T., Lister, T. (1999). “Peopleware. Productive projects and teams”. 2a. ed. Dorset house publishing co. New Yotk.

McMenamin, S. (1996) “The atlantic guide”. Londo.

Menolli, A. et al. (2011). “Práticas do Modelo MPS em Fábricas de Software: um estudo exploratorio sobre as percepções dos gerentes de projeto”. In: Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, 2011, Curitiba.

Montoni, Mariano Angel, and A. R. Rocha. (2010) “Aplicação de Grounded Theory para Investigar Iniciativas de Implementação de Melhorias em Processos de Software." IX Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software: 167-182.

MPS.BR (2012). “Melhoria de Processo do Software Brasileiro, Guia Geral”. Softex. Disponível em: http://www.softex.br/wp-content/uploads/2013/07/MPS.BR_Guia_Geral_Software_20121.pdf.

Olabuenaga, J.I. R.; Ispizua, M.A. (1989). “La descodificacion de la vida cotidiana: metodos de investigacion cualitativa”. Bilbao, Universidad de deusto.

Oliveira, D. C. (2008) “Análise de conteúdo temático-categorial: uma proposta de sistematização.” Rev. enferm. UERJ, 16(4), 569-576.

Pêcheux M. (1993) “Análise automática do discurso (AAD-69)”. In: Gadet F, Hak T, organizadores. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 2a ed. Campinas (SP): Ed Unicamp. p.61-105.

Pressman, R. S. (2011) “Engenharia de software – Uma abordagem profissional”. McGraw Hill - Artmed.

Robbins, S. P. (2005). "Comportamento Organizacional". São Paulo: Prentice Hall.

Sawyer, S. (2004). “Software Teams”. Communications of the ACM, v. 47, n. 12, p. 95-9.

Schots, N. C. L. (2010). "Uma abordagem para a identificação de causas de problemas utilizando Grounded Theory". Dissertação de Msc., COPPE/UFRJ, RJ.

Yin, R. K. (2010) “Estudo de caso: planejamento e métodos” 4.ed. Porto Alegre:Bookman, 248p; 23cm.
Publicado
04/08/2014
Como Citar

Selecione um Formato
L. DIAS JR., Jose Jorge; P. BELO, Andson Felipe; DIAS, Fernanda N. M.. Percepções sobre um Processo de Software sob o Ponto de Vista das Equipes de Desenvolvimento: Um Estudo de Caso. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 13. , 2014, Blumenau. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 136-150. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2014.15249.