Uso de Storytelling para Apoiar a Gestão de Conhecimento no Desenvolvimento de Software

  • Tamara M. Mendes PUC Minas
  • Carlos A. M. Pietrobon PUC Minas / UFOP

Resumo


Este trabalho propõe a técnica e uma ferramenta de contar histórias para auxiliar a Gestão de Conhecimento em empresas de desenvolvimento de software. O objetivo é desenvolver e avaliar uma ferramenta que permite criar, recuperar e gerenciar histórias utilizando recursos multimídia para gerir conhecimento de processos de software e do produto desenvolvido. Este conhecimento é útil no sistema em desenvolvimento e em futuros projetos. Os testes da ferramenta proposta foram realizados na fase de levantamento de requisitos de três projetos. Os resultados mostraram que as histórias permitem extrair mais requisitos do sistema do que apenas com as entrevistas tradicionais, e podem ser utilizadas como complemento destas.
Palavras-chave: Storytelling, Desenvolvimento de Software, Gestão de Conhecimento

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Publicado
01/07/2013
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MENDES, Tamara M.; PIETROBON, Carlos A. M.. Uso de Storytelling para Apoiar a Gestão de Conhecimento no Desenvolvimento de Software. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 12. , 2013, Salvador. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 81-94. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2013.15275.