Testes de Integração Aplicados a Software Orientado a Objetos: Heurísticas para Ordenação de Classes

  • Gladys Machado Pereira Santos Lima CASNAV
  • Guilherme Horta Travassos UFRJ

Resumo


Uma questão crucial quando aplicando teste de integração em software orientado a objetos é decidir a ordem de integração das classes. As classes precisam ser integradas uma de cada vez ou, em alguns casos, em pequenos clusters [7] já que a abordagem de integração big-bang se demonstra inadequada nesta situação. Conceitos como encapsulamento, herança e polimorfismo adicionam complexidade aos testes, fazendo com que critérios precisem ser estabelecidos para, eventualmente, quebrar a dependência existente entre as classes sem aumentar a complexidade (esforço) do teste. Este trabalho apresenta um conjunto de heurísticas aplicadas aos diagramas de classes UML que permitem estabelecer uma ordem de prioridade para o teste de integração das classes que compõem o software, utilizando o número de stubs necessários para o teste como medida do esforço requerido. Quando comparada às abordagens existentes, estas heurísticas se aplicam em nível mais alto de abstração (projeto), facilitando sua utilização e permitindo antecipar a tomada de decisão no planejamento do teste de integração. Um estudo de caso demonstra sua aplicação e realiza uma comparação dos resultados com estudos realizados encontrados na literatura.
Palavras-chave: Teste de Integração, Ordem de Integração, Engenharia de Software Orientada a Objetos, Experimentação

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Publicado
31/05/2004
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LIMA, Gladys Machado Pereira Santos; TRAVASSOS, Guilherme Horta. Testes de Integração Aplicados a Software Orientado a Objetos: Heurísticas para Ordenação de Classes. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 3. , 2004, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2004 . p. 162-174. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2004.16191.