Uma abordagem de gestão de problemas apoiada por Multicritério

  • Eduardo Barros Filho UNIFOR
  • Adriano Albuquerque UNIFOR
  • Plácido Pinheiro UNIFOR

Resumo


A tecnologia é um componente essencial para a prestação de serviços de forma eficiente à sociedade pelas organizações públicas. No entanto, ela traz também consigo um grande desafio aos gestores: tratar problemas e decidir sobre a sua ordem de prioridade, de forma que minimizem, ao máximo, os impactos causados por uma indisponibilidade ou comprometimento do desempenho dos serviços. Neste sentido, este trabalho, apresenta um processo de gestão de problemas apoiado por uma abordagem Multicritério para priorizar problemas de TI.
Palavras-chave: Gestão de Problemas, Multicritério, Gestão de TI

Referências

D. Canabarro, M. Cepik. 2010. Governança de TI: Transformando a Administração Pública no Brasil. Porto Alegre: WS Editor.

I. Magalhães, W. Pinheiro. 2007. Gerenciamento de serviços de TI na prática: uma abordagem com base na ITIL: inclui ISO/IEC 20.000 e IT Flex. Novatec Editora.

Bana e Costa, C. A.; De Corte, J. M.; Vnsnick, J. C. MACBETH. International Journal of Information Technology and Decision Making, v. 11, n. 2, p. 359-387, 2012.

V. Morales. 2014. Gerenciamento da demanda em TI. Dissertação de Mestrado. Universidade Paulista. Engenharia de Produção. São Paulo.

Cabinet Office. 2011. ITIL Service Strategy. The Sationery Office (TSO). Londres.

P. Pinheiro, G. Souza, A. Castro. 2008. Estruturação do problema multicritério para produção de jornal. Pesquisa Operacional, v. 28, n. 2, p. 203-216.

C. Bana e Costa; A. Meza, M. Oliveira. 2013. O Método MACBETH e Aplicação no Brasil. ENGEVISTA, v. 15, n. 1, p. 3-27.

C. Bana e Costa, J. Vansnick. 1994. MACBETH - an interactive path towards the construction of cardinal value functions. International Transactions in Operational Research, v. 1, p. 489-500.

Carolina Silva. 2017. Um modelo multicritério aplicado a priorização de problemas de infraestrutura de tecnologia da informação. Dissertação de Mestrado. Universidade de Fortaleza. Administração. Fortaleza.

P. Kush. 2013. Difficulties in Implementing Effective Problem Management. International Journal of Scientific & Engineering Research, V.4, I.8.

F. Carvalho. 2011. Uma metodologia para suporte ao processo de gerenciamento de problemas em empresas de grande porte prestadores de serviços de TIC. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco. Ciência da Computação. Recife.
Publicado
01/12/2020
Como Citar

Selecione um Formato
BARROS FILHO, Eduardo; ALBUQUERQUE, Adriano; PINHEIRO, Plácido. Uma abordagem de gestão de problemas apoiada por Multicritério. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES EM QUALIDADE DE SOFTWARE - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 19. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 61-66.