Aprendizado procedimental e sensório-motor em robôs cognitivos

  • Leonardo L. Rossi UNICAMP / UNESP
  • Letícia M. Berto UNICAMP
  • Eric Rohmer UNICAMP
  • Paula P. Costa UNICAMP
  • Ricardo R. Gudwin UNICAMP
  • Esther L. Colombini UNICAMP
  • Alexandre S. Simões UNESP

Resumo


Este trabalho apresenta um agente cognitivo baseado no modelo CONAIM (Conscious Attention-Based Integrated Model) que pode aprender incrementalmente procedimentos para a realização de experimentos inspirados nos três primeiros subestágios sensório-motores da Teoria de Jean Piaget. O agente foi implementado usando o Cognitive Systems Toolkit (CST) e validado com robôs móveis em ambientes simulados. Os resultados demonstram que a abordagem pode resolver experimentos complexos de rastreamento de objetos através do aprendizado incremental.
Palavras-chave: Robótica Cognitiva, Aprendizado por Reforço, Aprendizado Incremental

Referências

Berto, L. M. (2020). Exploring cognitive functions in robotics. Institute of Computing of the University of Campinas (Master thesis).

Braitenberg, V. (1984). Vehicles: Experiments in Synthetic Psychology. Cambridge MA: MIT Press.

Cangelosi, A. and Schlesinger, M. (2014). Developmental Robotics: From Babies to Robots. The MIT Press.

Colombini, E. L. (2014). An attentional model for intelligent robotics agents. Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos (PhD Thesis).

Colombini, E. L., da Silva Simões, A., and Ribeiro, C. H. C. (2017). An attentional model for autonomous mobile robots. IEEE Systems Journal, 11(3):1308-1319.

Fuster, J. M. (2006). The cognit: A network model of cortical representation. International Journal of Psychophysiology, 60:125-132.

Paraense, A. L. O., Raizer, K., de Paula, S. M., Gudwin, R. R., and Rohmer, E. (2016). The cognitive systems toolkit and the cst reference cognitive architecture. Biologically Inspired Cognitive Architectures, 17:32-48.

Piaget, J. (1952). The origins of intelligence in children. The origins of intelligence in children. W Norton & Co, New York, NY, US.

Simões, A. d. S., Colombini, E. L., and Ribeiro, C. H. C. (2017). CONAIM: A Conscious Attention-Based Integrated Model for Human-Like Robots. IEEE Systems Journal, 11(3):1296-1307.

Sutton, R. and Barto, A. (2015). Reinforcement Learning: An Introduction. MIT Press. Cambridge, Massachussetts.
Publicado
18/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
ROSSI, Leonardo L.; BERTO, Letícia M.; ROHMER, Eric; COSTA, Paula P.; GUDWIN, Ricardo R.; COLOMBINI, Esther L.; SIMÕES, Alexandre S.. Aprendizado procedimental e sensório-motor em robôs cognitivos. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM ROBÓTICA - CTDR (MESTRADO) - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ROBÓTICA E SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE ROBÓTICA (SBR/LARS), 14. , 2022, São Bernardo do Campo/SP. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 73-84. DOI: https://doi.org/10.5753/wtdr_ctdr.2022.227371.