Perspectivas da Colaboração no Ensino Remoto de Modelagem de Software: Um Relato de Experiência

  • Romualdo Azevedo UFAM
  • Alberto Castro UFAM
  • Bruno Gadelha UFAM

Resumo


O desenvolvimento de software é uma atividade inerentemente colaborativa. Assim, desenvolver habilidades de colaboração e trabalho em equipe, de crítica e autocrítica é essencial para a formação dos futuros engenheiros de software. Nesse contexto, o uso de técnicas de aprendizagem colaborativa se mostra apropriado para estimular o desenvolvimento de tais habilidades. Este artigo apresenta uma investigação acerca do uso da técnica de aprendizagem colaborativa de Revisão por Pares no ensino de modelagem de software utilizando UML em diferentes modalidades de ensino: presencial e ensino remoto. Como resultados são apresentados os principais desafios, diferenças e aspectos de colaboração decorrentes da aplicação da técnica nas duas modalidades de ensino.

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Publicado
12/04/2021
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AZEVEDO, Romualdo; CASTRO, Alberto; GADELHA, Bruno. Perspectivas da Colaboração no Ensino Remoto de Modelagem de Software: Um Relato de Experiência. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 17. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 119-130. ISSN 2326-2842. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2021.16026.