Perspectivas da Colaboração no Ensino Remoto de Modelagem de Software: Um Relato de Experiência
Resumo
O desenvolvimento de software é uma atividade inerentemente colaborativa. Assim, desenvolver habilidades de colaboração e trabalho em equipe, de crítica e autocrítica é essencial para a formação dos futuros engenheiros de software. Nesse contexto, o uso de técnicas de aprendizagem colaborativa se mostra apropriado para estimular o desenvolvimento de tais habilidades. Este artigo apresenta uma investigação acerca do uso da técnica de aprendizagem colaborativa de Revisão por Pares no ensino de modelagem de software utilizando UML em diferentes modalidades de ensino: presencial e ensino remoto. Como resultados são apresentados os principais desafios, diferenças e aspectos de colaboração decorrentes da aplicação da técnica nas duas modalidades de ensino.Referências
Araújo, W. C. d. (2018). A inserção no mercado de trabalho: desenvolvimento de habilidades sociais para universitários. Dissertação de Mestrado. Universidade de Taubaté.
Barkley, E. F., Cross, K. P., and Major, C. H. (2014). Collaborative learning techniques: A handbook for college faculty. John Wiley & Sons.
Costa, R., Chourio, P., Castro, A., and Gadelha, B. (2019). Revisão por pares na aprendizagem de modelagem de sistemas: concepção de uma ferramenta de suporte. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 30, page 1975.
de Almeida, E. G., de França Leite, K. L., de Sousa Ferreira, L., and de Farias, M. S. (2020). Ensino remoto e tecnologia: Uma nova postura docente na educação póspandemia. In Anais VII Congresso Nacional de Educacao.
de Almeida, W. S. and da Silva Júnior, A. F. (2020). Ensino-aprendizagem com abordagem colaborativa: Aliando técnica pedagógica com tecnologias digitais de informação e comunicação. In Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola, pages 199–208. SBC.
de Freitas Farias, M. A., Júnior, G. P. S., Moraes, H. L. B., and do Nascimento, S. M. (2020). De ensino presencial para o remoto emergencial: adaptações, desaos e impactos na pós-graduação. Interfaces Cientícas-Educação, 10(1):180–193.
Lima, T. d. (2018). Uma análise de soft skills na visão dos prossionais da engenharia de software. Monograa. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Lopes, M. S. d. S. (2017). Ambiente colaborativo para ensino aprendizagem de programação integrando laboratório remoto de robótica. Escola Politécnica.
Majdenbaum, A. and Chaves, M. (2020). Comunicação em projetos de desenvolvimento global de software: A visão dos praticantes. Gestão & Regionalidade, 36(107).
McLyndon, S. d. L., Farias, K., Barbosa, J., Gonçales, L., and Bishoff, V. (2019). Umlcollab: Uma abordagem híbrida para modelagem colaborativa de modelos uml. In Anais do XV Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, pages 231–238. SBC.
Mesquita Junior, P. R. d. S. (2017). Uma ferramenta de aprendizagem colaborativa em pares apoiada por rede social. Master’s thesis, Universidade Federal de Pernambuco.
Mioto, F., Petri, G., von Wangenheim, C. G., Borgatto, A. F., and Pacheco, L. H. M. (2019). bases21-um modelo para a autoavaliação de habilidades do século xxi no contexto do ensino de computação na educação básica. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(01):26.
Venkatesh, V. and Bala, H. (2008). Technology acceptance model 3 and a research agenda on interventions. Decision sciences, 39(2):273–315.
Barkley, E. F., Cross, K. P., and Major, C. H. (2014). Collaborative learning techniques: A handbook for college faculty. John Wiley & Sons.
Costa, R., Chourio, P., Castro, A., and Gadelha, B. (2019). Revisão por pares na aprendizagem de modelagem de sistemas: concepção de uma ferramenta de suporte. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 30, page 1975.
de Almeida, E. G., de França Leite, K. L., de Sousa Ferreira, L., and de Farias, M. S. (2020). Ensino remoto e tecnologia: Uma nova postura docente na educação póspandemia. In Anais VII Congresso Nacional de Educacao.
de Almeida, W. S. and da Silva Júnior, A. F. (2020). Ensino-aprendizagem com abordagem colaborativa: Aliando técnica pedagógica com tecnologias digitais de informação e comunicação. In Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola, pages 199–208. SBC.
de Freitas Farias, M. A., Júnior, G. P. S., Moraes, H. L. B., and do Nascimento, S. M. (2020). De ensino presencial para o remoto emergencial: adaptações, desaos e impactos na pós-graduação. Interfaces Cientícas-Educação, 10(1):180–193.
Lima, T. d. (2018). Uma análise de soft skills na visão dos prossionais da engenharia de software. Monograa. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Lopes, M. S. d. S. (2017). Ambiente colaborativo para ensino aprendizagem de programação integrando laboratório remoto de robótica. Escola Politécnica.
Majdenbaum, A. and Chaves, M. (2020). Comunicação em projetos de desenvolvimento global de software: A visão dos praticantes. Gestão & Regionalidade, 36(107).
McLyndon, S. d. L., Farias, K., Barbosa, J., Gonçales, L., and Bishoff, V. (2019). Umlcollab: Uma abordagem híbrida para modelagem colaborativa de modelos uml. In Anais do XV Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, pages 231–238. SBC.
Mesquita Junior, P. R. d. S. (2017). Uma ferramenta de aprendizagem colaborativa em pares apoiada por rede social. Master’s thesis, Universidade Federal de Pernambuco.
Mioto, F., Petri, G., von Wangenheim, C. G., Borgatto, A. F., and Pacheco, L. H. M. (2019). bases21-um modelo para a autoavaliação de habilidades do século xxi no contexto do ensino de computação na educação básica. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(01):26.
Venkatesh, V. and Bala, H. (2008). Technology acceptance model 3 and a research agenda on interventions. Decision sciences, 39(2):273–315.
Publicado
12/04/2021
Como Citar
AZEVEDO, Romualdo; CASTRO, Alberto; GADELHA, Bruno.
Perspectivas da Colaboração no Ensino Remoto de Modelagem de Software: Um Relato de Experiência. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 16. , 2021, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 119-130.
ISSN 2326-2842.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2021.16026.